Max Verstappen é um piloto sujo! Se a FIA fosse uma coisa séria e os comissários de pista não fossem meros lacaios a mando dela, Verstappen deveria ter sido desclassificado do GP da Áustria, neste domingo, e suspenso pelo menos por uma prova. Assim como Michael Schumacher, Verstappen tem o instinto do piloto sujo. Sempre que é necessário – para ele -, essa condição volta a campo. Assim como Verstappen passou todo o campeonato de 2021 usando o carro de Lewis Hamilton como freio nas disputas por posição – não sofrendo nenhuma punição por isso -, o holandês jogou extremamente sujo na disputa pelo primeiro lugar neste domingo contra Lando Norris, da McLaren. Duas vezes, pelo menos! Para impedir que o inglês o ultrapassasse, Verstappen jogou seu carro para cima da McLaren duas vezes na mesma freada de curva, até estourar o pneu traseiro direito e toda a suspensão do carro de Norris. A Red Bull do vigarista também teve o pneu traseiro esquerdo furado, mas isso foi o mínimo de castigo que o Verstappen poderia ter sofrido no lance. George Russell, da Mercedes, que fazia uma boa prova em terceiro, passou os dois carros e partiu para a vitória merecida na Áustria. "Sabia que poderia ter uma batida entre os dois da frente e confesso que torci por isso", disse Russell depois da corrida.
Verstappen deveria ter sido desclassificado da prova porque ele acabou sendo beneficiado com o episódio provocado por ele. Por que? Porque Norris é o vice-líder do campeonato, e acabou perdendo uma vitória certa (a McLaren estava mais rápida do que a Red Bull no final da corrida e a ultrapassagem era inevitável). Porque Norris acabou não somando pontos e Verstappen ainda fez mais 10 pontos, que poderia ser 11, se Fernando Alonso não tirasse o ponto extra da melhor volta da prova do holandês na penúltima volta. Obrigado, Fernando! Torço que alguma alma salva do Inferno dentro da equipe de comissários da corrida ainda reveja os fatos e desclassifique Verstappen da prova deste domingo. Veremos...
Todo amigo de Verstappen durante toda a temporada até aqui, o Norris deve estar se "penitenciando" agora por ter "brincado" com uma cobra. E quem chega perto de uma cobra, em uma hora será picado. Norris foi picado na Áustria, e espero que o piloto inglês tenha aprendido. Hamilton aprendeu em 2021. Depois, o heptacampeão só cumprimenta a víbora de maneira protocolar.
Os lacaios dos comissários da Dona FIA só miram uma pessoa durante as corridas: Lewis Hamilton. Toda a vez que o heptacampeão é sujeito a julgamento, toma posição na certa! Os outros pilotos, principalmente o Verstappen, podem fazer o que quiserem, pois não serão punidos. Ou para serem, têm de fazer uma grossura tipo a que o Alonso fez para cima do chinês Guanyu Zhou na prova austríaca, abalroando a traseira de Zhou, que foi jogado para cima.
Ah! Pela atitude criminosa contra Norris, Verstappen sofreu uma punição de míseros dez segundos. É dose!
Resultados:
1 Russell (ING), Mercedes, 71 voltas
2 Piastri (AUS), McLaren, a 1:906
3 Sainz Jr. (ESP), Ferrari, a 4:533
4 Hamilton (ING), Mercedes, a 23:142
5 Verstappen (HOL), Red Bull, a 37:253
6 Hulkenberg (ALE), Haas, a 54:088
7 Perez (MEX), Red Bull, a 54:672
8 Magnussen (DIN), Haas, a 60:355
9 Ricciardo (AUS), RB, a 61:169
10 Gasly (FRA), Alpine, a 61:766
11 Leclerc (MON), Ferrari, a 67:056
12 Ocon (FRA), Alpine, a 68:325
13 Stroll (CAN), Aston Martin, a uma volta
14 Tsunoda (JAP), RB, a uma volta
15 Albon (TAI), Williams, a uma volta
16 Bottas (FIN), Stake-Sauber, a uma volta
17 Zhou (CHI), Stake-Sauber, a uma volta
18 Alonso (ESP), Aston Martin, a uma volta
19 Sargeant (EUA), Williams, a duas voltas
20 Norris (ING), McLaren, tirado da prova por Verstappen
Volta mais rápida: Alonso
Pilotos
1 Verstappen, Red Bull, 237 pontos
2 Norris, McLaren, 156 pontos
3 Leclerc, Ferrari, 150 pontos
4 Sainz Jr., Ferrari 135 pontos
5 Perez, Red Bull, 118 pontos
6 Piastri, McLaren, 112 pontos
7 Russell, Mercedes, 111 pontos
7 Hamilton, Mercedes, 85 pontos
9 Alonso, Aston Martin, 41 pontos
10 Tsunoda, RB, 19 pontos
11 Stroll, Aston Martin, 17 pontos
12 Hulkenberg, Haas, 14 pontos
13 Ricciardo, RB, 11 pontos
14 Bearman, Ferrari, 6 pontos
Equipes
1 Red Bull, 355 pontos
2 Ferrari, 291 pontos
3 McLaren, 268 pontos
4 Mercedes, 196 pontos
5 Aston Martin, 58 pontos
Próxima etapa: GP da Inglaterra, dia 7 de julho