A Bela e a Fera - Dias ao Volante

Ir para o conteúdo

Menu principal:

A Bela e a Fera

02 de outubro de 2017 - por Daniel Dias e Gabriel Dias
Inspirada no filme estrelado por Emma Watson, a Nissan promoveu a união do novo conceito da Frontier, a Attack, com a graça e o bom gosto da estilista Letícia Bonjorno.
O design da Frontier Attack Concept, apresentada mundialmente no Salão de Buenos Aires, em junho, é apelidado de The Beast (a fera) A configuração da picape tem muito do trabalho de uma bela: Letícia Bonjorno. A designer paulista de 26 anos, integrante da equipe do Nissan Design America Rio (NDA-R), foi responsável pelo desenvolvimento das partes de acabamentos e cores interna e externa do veículo – essa área do design automotivo é conhecida como Color & Trim. No embalo do filme estrelado por Emma Watson, está firmada a dupla A Bela e a Fera da Nissan.
A Attack Concept foi apelidada pelos designers da Nissan de The Beast por conta do seu desenho agressivo ressaltado pelos pneus bem mais largos. Essa robustez, no entanto, ganhou elegância com o acabamento delicado e de bom gosto criado por Letícia:
- Este carro é praticamente todo um trabalho de Color & Trim, pois não houve mudanças estruturais ou de desenho fortes no carro de produção. É um exemplo do que pode ser feito com materiais certos e bom gosto para modificar completamente um veículo.
A sensibilidade feminina levou Letícia a pensar em tecidos na cor preta como base para os bancos e outras áreas sem muita diversidade de cores, cujo objetivo era deixar o interior atraente e elegante. Alguns toques sutis ressaltam isso, como o vermelho combinando com o exterior da costura dos bancos e portas, iluminação dos botões do painel e volante, saídas de ar e molduras do console central e dos cromados e detalhes em cinza no painel central e assentos. O encosto dos bancos dianteiros traz o logotipo Attack emborrachado.
No exterior, Letícia manteve o instinto provocativo e intenso do carro com os tons fortes (vermelho brilhante e preto cromado):
- A ideia era fazer um carro com cores fortes que passassem essa ideia de algo robusto e extremo, mas ao mesmo tempo tivesse um certo cuidado com os detalhes, pois um carro pode ser bruto e também ter detalhes que fortalecem essa ideia.
Segundo Letícia, é sempre importante entender o DNA do carro e a sua linguagem para poder trabalhar e, assim, não fazer algo que seja para o público alvo de outro carro:
- E para não ficar parecido com o anterior sempre penso: 'Se alguém vir esse carro, vai reconhecer que ele está diferente?'. Afinal, o mais importante é o consumidor final ver a diferença quando o carro estiver na rua.
Para Robert Bauer, designer-chefe do Nissan Design America Rio (NDA-R), o trabalho de Letícia na Frontier Attack Concept – o primeiro dela na empresa, onde está desde o início deste ano – foi excelente:
- Quando recebemos a tarefa de transformar a Frontier na versão Attack, sabíamos que seria um grande desafio. É uma picape muito resistente, robusta e refinada. Queríamos um estilo 'malvado', agressivo e tipo lutador de UFC. Como praticante de jiu-jitsu, Letícia conseguiu 'domesticar' a 'besta' com seu talento excepcional e trouxe a verdadeira alma da Frontier. E todos da equipe apelidaram o conceito de 'The Beast'.
Localizado na sede da Nissan do Brasil no centro do Rio de Janeiro, o estúdio satélite de design da marca foi inaugurado em agosto de 2014. Batizado de Nissan Design America Rio (NDA-R), o estúdio é responsável pela avaliação de tendências, materiais e estilo, além de buscar recursos e designers talentosos no país.
A Nissan decidiu revolucionar a estética da Frontier introduzindo uma atitude provocativa e desafiadora com a nova Attack,  radical por todos os ângulos e projetada para lidar com as estruturas estabelecidas. O novo conceito é 4 centímetros mais alto em relação à versão anterior, e o teto e os pneus são consideravelmente mais largos.
A Attack Concept foi inspirada pelos fãs latinos do off-road e especialmente desenhada para as estradas desafiadoras da América Latina. O exterior não deixa dúvidas do seu instinto provocativo e intenso, destacado pelos tons fortes (vermelho brilhante e preto cromado). Tem também faróis de máscara negra, estribos, barras de colisão e rack para mala com o nome do modelo e espelhos na cor cinza. O nome da versão ainda é visto nas laterais, nos pneus de aro 16 e no para-choque traseiro cromado.
O conceito Attack mantém a motorização 2.3l a diesel, com 190 cavalos, associada à transmissão automática de 6 velocidades e suspensão traseira 5-link com eixo rígido.
A Nissan Argentina se prepara para se tornar uma fabricante de automóveis local, com a produção da picape Frontier em 2018, em Santa Izabel, na província de Córdoba. O investimento total do projeto é de US$ 600 milhões e  gerará mil novas vagas de emprego. Com esse projeto, a Argentina se juntará às fábricas que produzem a Frontier: a da Tailândia, a do México e a da Espanha.

Curta a página de “Dias ao Volante.Carros” no Facebook, em www.facebook.com/DiasaoVolante.Carros

Sem comentários
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal