Chega uma nova Era: o Equinox - Dias ao Volante

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Chega uma nova Era: o Equinox

20 de outubro de 2017 - por Daniel Dias e Gabriel Dias
Equipado com motor 2.0 turbo de 262 cavalos e transmissão automática de nove velocidades, SUV de luxo e familiar da Chevrolet desembarca no país em versão única e inédita por aqui, a Premier, com preço de R$ 149,99 mil.
O SUV de maior sucesso da Chevrolet no mundo foi apresentado ao mercado brasileiro nesta sexta-feira como a mais nova referência da categoria. O Equinox, que no Brasil vem em configuração única, a Premier, e custará R$ 149,99 mil, agrega elevada sofisticação, tecnologias inovadoras de segurança e um conjunto mecânico poderoso, composto por um motor 2.0 turbo com 262 cavalos de potência associado à transmissão automática sequencial de nove velocidades e tração integral.
Todo este dinamismo se reflete no design atlético e refinado do utilitário esportivo de luxo, tanto no exterior quanto na ampla cabine. O veículo conta com conteúdo inédito e acabamento premium – é a estreia da versão Premier, a mais sofisticada da linha global da Chevrolet.
É caracterizada pela ampla aplicação de materiais nobres e extensa relação de equipamentos de série. A lista inclui sistema de frenagem automática de emergência, alerta de esquecimento de pessoas no banco traseiro e dispositivo de abertura elétrica da tampa do porta-malas por sensor de movimento.
O carro ainda oferece uma interessante funcionalidade comumente disponível em aviões de primeira classe: um sistema que emite ondas contrárias para cancelamento de ruídos externos do motor, amplificando a sensação de silêncio a bordo.
Outra característica marcante do Equinox está no desempenho e no comportamento dinâmico similar ao de modelos com apelo esportivo. Além de proporcionar acelerações e retomadas de velocidades vigorosas, os 37 kgfm de torque do motor 2.0 turbo podem ser distribuídos em percentuais diferentes para cada uma das rodas para garantir melhor dirigibilidade.
O veículo tem sensores, radares e câmeras específicas capazes de identificar situações de risco e acionar de maneira autônoma o sistema de frenagem e o de direção para evitar acidentes.   
Em relação à conectividade, o SUV da Chevrolet conta com sistema de carregamento wireless para smartphones, multimídia Mylink compatível com Android Auto e Apple CarPlay e sistema de telemática avançada OnStar, que permite, por exemplo, consultar e comandar diversas funções do veículo por meio de um aplicativo para celular.
- A Chevrolet é líder de vendas e a marca que mais cresce em volume. Creditamos isso ao fato de sermos a empresa que mais investe em soluções inovadoras, aquelas que realmente tornam o dia a dia do motorista mais completo, prático e prazeroso - observa Carlos Zarlenga, presidente da GM Mercosul. - Projetamos o Equinox para que fosse a principal referência da categoria e para que ocupasse nossa vitrine tecnológica, ao lado do Camaro. O Equinox chega para agregar ainda mais valor à marca Chevrolet e, no segmento de SUVs, imagem de marca é quesito fundamental para a decisão de compra.
O Equinox é um utilitário esportivo caracterizado por um design atlético, robusto e refinado, com o conforto e funcionalidades condizentes com sua proposta predominantemente urbana e familiar. São 4,65 metros de comprimento, 2,10 metros de largura, 1,69 metro de altura e 2,72 metros de entre-eixos, e 1,60 mil quilos.
A parte externa da carroceria traz elementos característicos dos novos produtos globais da Chevrolet, como a frente ampla e horizontal, faróis afilados integrados à grade, transmitindo força e modernidade ao conjunto. O capô imponente é esculpido nas extremidades. Nas laterais, além da muscularidade escultural, vincos curvilíneos criam um efeito de luz e sombra, harmonizando com as grandes rodas de alumínio aro 19.
Na traseira, as linhas horizontais e contemporâneas reforçam o foco na execução precisa. O aerofólio parece flutuar sobre o vidro que segue envolvendo toda a área externa do compartimento de bagagem para transmitir, ao mesmo tempo, amplitude, dinamismo e leveza. Na base, duas saídas de escape completam o conjunto.
O Equinox inaugura no Brasil a versão de acabamento Premier, a mais sofisticada da linha Chevrolet. É caracterizada pela ampla utilização de materiais nobres, itens de alta tecnologia e alto nível de refinamento interno e externo. A versão já está disponível na nova geração de veículos de passeio da marca nos EUA. Um logotipo específico na tampa traseira identifica os automóveis desta configuração.
O volume de carga máxima do Equinox pode variar de 468 litros a 1.627 litros, dependendo da configuração dos bancos. O traseiro pode ser rebatido por meio de uma alavanca localizada na parede lateral direita do compartimento de carga, criando uma superfície plana, facilitando a acomodação de itens compridos. O porta-malas conta um porta-objetos na base de 79 litros, possibilitando separar fisicamente diferentes tipos de carga. Permite, por exemplo, que uma família vá ao parque carregando ali patins e outros apetrechos recreativos reservando o espaço de cima para transportar o pet com maior proteção e privacidade.
O Equinox conta com uma extensa lista de itens de segurança, o mais abrangente em sua faixa de preço. Traz desde tecnologias capazes de intervir de forma autônoma para prevenir ou mitigar acidentes até um sistema capaz de avisar automaticamente uma central de resgate 24 horas assim que os airbags são deflagrados, informando dados da localização e a dinâmica da batida.

Lista dos principais sistemas de segurança do Equinox:
Frenagem automática de emergência (AEB): caso o veículo esteja trafegando de 8 km/h a 80 km/h e detecte a iminência de uma colisão frontal sem qualquer reação do condutor, um alerta é acionado e os freios são ativados automaticamente na tentativa de evitar ou mesmo reduzir a severidade do acidente.
Função de pré-ativação dos freios: a fim de acelerar o tempo de resposta dos freios e ajudar a encurtar distâncias de parada, assim que o motorista tira o pé do acelerador, o sistema aumenta ligeiramente a pressão hidráulica nas linhas de freio e aproxima as pinças em antecipação a uma possível frenagem de emergência.
Sistema de compensação de frenagem: o uso contínuo do freio, como em descidas de serra, pode provocar o superaquecimento dos sistemas tradicionais e, consequentemente, demandar uma maior pressão no pedal para a realização de uma frenagem eficiente. Em situações como esta, o Equinox é capaz de identificar e compensar variações, mantendo o curso do pedal sempre constante, inclusive para maior conforto.
Assistência de frenagem de emergência (PBA): em uma emergência onde seja necessário realizar uma frenagem brusca, este recurso complementa o esforço para garantir a máxima pressão, mesmo que o condutor não tenha exercido pressão máxima sobre o pedal.
Alerta de colisão frontal: é um equipamento de segurança bastante útil no dia a dia. Por meio dele, o motorista estabelece eletronicamente uma distância mínima em relação ao veículo à frente, podendo ser alertado caso o outro veículo sofra uma redução de velocidade repentina. Além de luzes vermelhas piscarem na base do para-brisa, outros alarmes podem soar, sonoro ou sensorial.
Banco do motorista com alerta tátil de segurança: caso o usuário não queira ser avisado por meio de alarmes sonoros, pode optar por um alerta sensorial. Neste caso, o banco do motorista vibra ao detectar a iminência de algum acidente. Os pulsos vibratórios podem ocorrer no lado esquerdo ou direito do assento, dependendo do lado da ameaça, como ocorre em aplicações aeroespaciais e militares.
Assistente de permanência na faixa: uma câmera na parte superior do para-brisas "lê" as faixas da via e faz eventuais correção na trajetória do veículo ao perceber que ele está saindo involuntariamente da pista. O sistema opera de 60 km/h a 180 km/h.
Faróis Full LED com faixo alto inteligentes: além do alto poder de iluminação, este sistema acende e apaga os faróis altos de acordo com as condições do trânsito circundante. Os faróis altos são acionados quando está suficientemente escuro e não há outros veículos presentes,  para evitar o ofuscamento alheio. O sistema só ativa os faróis altos durante condução acima de 40 km/h. Outro recurso é o farol com ajuste de nivelamento automático, que considera a carga transportada, calibração dos pneus e até a inclinação da via.
Alerta de ponto cego com sensor de aproximação repentina: auxilia o motorista em mudanças de faixa. Uma luz acende no retrovisor externo atentando da presença em ponto cego ou da rápida aproximação de um outro automóvel ou motocicleta em tráfego lateral distante até 70 metros.
Controle eletrônico de tração e de estabilidade com tecnologia que atenua o risco de capotamento: os freios podem atuar automaticamente com diferentes pressões nas rodas, se antecipando e prevendo possível perda de contato do pneu com o solo em decorrência de alguma manobra arriscada.
Alerta de esquecimento de pessoas ou objetos no banco traseiro: Toda vez que as portas traseiras são abertas até 10 minutos antes do acionamento da ignição, o veículo memoriza a ação durante toda viagem e adverte o motorista no momento do seu desembarque. Soa um sinal sonoro e aparece uma mensagem no visor do computador de bordo relembrando que pode haver pessoa ou objeto no banco traseiro.
Célula de sobrevivência: comum em carros de competição, o conceito está presente no Equinox, que conta com uma espécie de gaiola altamente estruturada e reforçada por matérias nobres na região onde ficam acomodados os ocupantes.
Câmera de ré com linhas guias e alerta de tráfego cruzado traseiro: ao sair de marcha a ré de uma vaga ou garagem, nem sempre o condutor consegue ter uma visão periférica para executar a manobra com total segurança.
No Equinox, sensores no para-choque traseiro são capazes de detectar a aproximação de um outro veículo vindo a até 25 metros na perpendicular. Quando isso acontece, bipes soam e um triângulo de advertência com uma seta apontando para o lado da ocorrência pisca sobre a imagem captada pela câmera de ré.
Destacam-se ainda os seis airbags (frontais, laterais e de cortina) e os serviços de emergência e resgate do OnStar.

- Abertura das portas e alarme anti-furto através de sensor de aproximação na chave.
- Acendimento automático dos faróis através de sensor crepuscular.
- Apliques decorativos no painel central e nas portas dianteiras em LED.
- Ar-condicionado dual zone com controle eletrônico de temperatura, sistema de recirculação e dutos de ar para o banco traseiro.
- Controles de áudio e telefonia no volante.
- Controle de velocidade em declive (Hill Descent Control).
- Assistente de partida em aclive (Hill Start Assist).
- Chave presencial eletrônica.
- Coluna de direção com regulagem em altura e profundidade.
- Computador de bordo com tela de LCD colorida, com cinco modos.
- Controlador de velocidade de cruzeiro.
- Direção elétrica progressiva.
- Espelhos retrovisores externos elétricos, aquecidos, com indicador de direção e rebatimento elétrico.
- Espelho retrovisor interno eletrocrômico.
- Freio de estacionamento elétrico.
- Partida sem chave.
- Sensor de chuva com ajuste automático de intensidade.
- Sistema de partida do motor por controle remoto com acionamento do ar-condicionado, se ligado.
- Trava elétrica das portas com acionamento na chave.
- Vidro elétrico nas portas com acionamento por "um toque", anti esmagamento e fechamento/abertura automática pela chave.
- Volante de direção, bancos e painel de apoios de braço com revestimento premium.

O Equinox começa a chegar às concessionárias neste com três anos de garantia e cinco opções de cores: Vermelho Glory, Preto Global, Cinza Graphite, Branco Summit e Prata Switchblade.

Curta a página de “Dias ao Volante.Carros” no Facebook, em www.facebook.com/DiasaoVolante.Carros

Sem comentários
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal