18 de setembro de 2016 - por Gabriel Dias e Daniel Dias
A linha 2017 do Onix, o carro mais vendido do Brasil, oferece a versão aventureira Activ, com diferenciais em todos os quesitos e conquistando um novo patamar para o valente e belo modelo gaúcho.
A Chevrolet do Brasil lançou o Onix em 2012, durante o Salão de São Paulo, para substituir o Corsa e rivalizar diretamente com o Fiat Palio, Hyundai HB20 e Volkswagen Gol. No ano passado, o modelo produzido no Complexo de Gravataí (RS) chegou ao topo da lista dos mais vendidos no país e se mantém firme e forte na liderança.
A versão do Onix, reestilizado recentemente, testada por Dias ao Volante foi a Activ, equipada com motor 1.4 de 98 cavalos de potência com gasolina e 106 cavalos com etanol, associado à transmissão automática de seis velocidades, ficando como opcional o modo sequencial junto à alavanca de câmbio. O conjunto permite uma aceleração de 0 a 100 km/h em 11,9 segundos quando abastecido com o combustível vegetal.
O hacth gaúcho apresentou um consumo mais satisfatório, naturalmente, quando abastecido com gasolina, registrando 13,9 km/l na estrada a uma velocidade média de 100 km/h e 11,2 km/l na cidade. Com etanol, os seis cavalos forçaram o consumo para cima, ficando 9,6 km/l na estrada e 7,4 km/l na cidade.
A dirigibilidade da versão aventureira é bem segura, com ótimas respostas. Nos testes em slalom, manteve sempre o equilíbrio no balanço do carro. Em solo irregular, o Onix Activ passou sem perder a instabilidade devido à suspensão elevada. Os ocupantes pouco sentem o desconforto do balanço. Evidentemente, não se tratou de testes genuinamente off-road, mas sim rodagem por nossas ruas esburacadas e pistas com diversas ondulações.
O design externo com a nova identidade visual da General Motors está de bom gosto, com faróis máscara negra e grade mais afilados. LEDs tomaram o lugar das lanternas ao estilo luzes diurnas. A traseira pouco mudou. Apenas as lanternas ganharam pequenas revisões e lentes escurecidas, além da grafia Chevrolet no interior e no para-choque redesenhado.
A versão se destaca das demais por receber apliques pretos nas caixas de rodas e para-choques, rack de teto, suspensão elevada e a disponibilidade da cor laranja exclusiva para a carroceria. A Activ tem o mesmo entre-eixos (2,52 metros) das outras versões, no entanto, está dois centímetros mais comprida (3,95 metros), três centímetros mais larga (1,73 metro) e oito centímetros mais alta (1,55 metro, contando o rack), passando a sensação de mais robustez.
O acabamento interno conta com o mesmo painel principal da linha anterior, com uma pequena mudança: os botões de acionamento do ar-condicionado e exaustor passam a integrar os comandos de temperatura e posição de ventilação. O destaque fica para os bancos com revestimento exclusivo em dois tons e os demais detalhes alaranjados (respectivos da cor da carroceria), além da grife Actic na tampa do porta-luvas e nos encostos dianteiros. Por se tratar de uma verão aventureira, o motorista fica em uma posição mais alta. Porém, a limitação de regulagem de altura do banco do condutor deveria ser maior, permitindo, assim, deixar o assento mais baixo.
Os comandos do controlador de velocidade, do som e do atendimento do celular são ligados ao sistema MyLink2 - multimídia de sete polegadas touchscreen com exclusivos botões de acessos. O porta-malas tem capacidade para 280 litros, podendo atingir 1.020 litros com o encosto do assento traseiro rebatido.
A montadora oferece o OnStar como cortesia por 12 meses. O sistema traz ampla gama de serviços de conectividade, informações, segurança e emergência. O funcionamento é todo controlado por três botões localizados no retrovisor – sendo o da esquerda para atender às ligações da Central, o do meio, para iniciar o contato com a Central e o da direita, para emergências. Todas as ligações são feitas por meio de um chip próprio instalado na base do espelho.
De acordo com a fabricante, a operadora escolhida é a Claro, por ter a melhor abrangência em território nacional. Além dos botões no espelho, o usuário tem a disponibilidade de um aplicativo para seu smartphone para acessar às funcionalidades, incluindo o fechamento e destravamento das portas.
O serviço foi testado e aprovado. Entretanto, trata-se de uma linha telefônica, e falhas no sinal podem ocorrer, como, por exemplo, quando se passa em túneis. O atendimento é muito prestativo e atencioso, passando boas informações para o condutor.
Quanto à segurança, o sistema oferece: assistência na recuperação em caso de roubo, sensores para casos de arrombamento e alerta à Central, que entra em contato com o proprietário para verificação do fato e dar sequência na operação de busca. Se o veículo for levado, é possível observar seu deslocamento via satélite e enviar um comando remoto de redução gradual de velocidade ou até o bloqueio total do motor, para facilitar a sua recuperação pela polícia.
Ainda no quesito segurança, o Onix Activ traz duplo airbag frontal e sistema de freio com as tecnologias ABS e EBD (distribuição de frenagem).
O Onix Activ parte de R$ 57,19 mil, podendo chegar a R$ 63,84 mil.
Transmissão: automática de seis velocidades, com opcional sequencial
Direção: elétrica progressiva
Suspensão: dianteira independente tipo McPherson, barra estabilizadora ligada a haste tensora, molas com carga lateral linear, amortecedor telescópico pressurizado estrutural; traseira semi-independente, com eixo torção, sem barra estabilizadora, mola helicoidal com constante elástica linear e amortecedor telescópico pressurizado.
Freios: dianteiros a discos ventilados e traseiros a tambor, com ABS (Anti-block Braking System) e distribuição eletrônica de frenagem EBD (Eletronic Brake Force Distribuition)
Rodas: aro de liga 15 com pneus 195/65
Peso: 1.092 quilos
Porta-malas: 280 litros, rebatendo o banco traseiro: 1.020 litros