Estreia eletrizante - Dias ao Volante

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Estreia eletrizante

21 de setembro de 2018 - por Marcelo Queiroz / Agência AutoMotrix
Apresentado nesta semana nos EUA, o o e-Tron é o primeiro modelo totalmente elétrico da Audi. O carro é um SUV com as dimensões semelhantes às do Q7 e do Q8.
Primeiro modelo completamente elétrico da marca alemã, o Audi e-Tron foi apresentado mundialmente em um evento nos EUA nesta semana. Trata-se de um utilitário esportivo de grande porte, com dimensões semelhantes às do Q7 e do Q8, equipado com dois motores elétricos e tração nas quatro rodas. O SUV promete uma experiência de condução esportiva diferenciada graças ao posicionamento baixo e central das baterias – o que contribui para a estabilidade e o equilíbrio do carro –, além da possibilidade de distribuição de forma contínua e variável do torque entre os eixos. A potência combinada dos propulsores é de 365 cavalos, podendo chegar a 414 cavalos com overboost. O torque é de 67,3 kgfm, disponível instantaneamente. Segundo dados da fabricante, a aceleração de zero a 100 km/h leva 6 segundos e a velocidade máxima é limitada eletronicamente a 200 km/h. As baterias proporcionam autonomia de 400 quilômetros e, com o uso de um equipamento de 150 kW, é possível recarregá-las com 80% de sua capacidade em apenas 30 minutos. Em uma tomada doméstica de 220V, a recarga completa ocorre em 8 horas e meia.
Visualmente, a Audi não ousou, mas deu ao e-Tron um desenho moderno e imponente, caracterizado pela grade dianteira falsa, com a peculiar identidade visual da marca. Outra característica do modelo são as hastes com câmeras que substituem os retrovisores. O interior, bastante luxuoso, traz muito couro e materiais de alta qualidade nos revestimentos. O painel incorpora três telas, sendo uma para os instrumentos e outras duas para a central multimídia e controles do sistema de climatização. No alto de cada porta, também há uma tela para reproduzir as imagens capturadas pelas câmeras que substituem os retrovisores externos. Uma tendência entre veículos elétricos que foi mantida pelo Audi e-Tron é a possibilidade de se dirigir usando apenas o pedal do acelerador, que ao deixar de ser pressionado aciona o sistema de freios regenerativos, que são suficientes para parar o veículo na maioria das vezes, sem precisar de acionar o pedal do freio. É um funcionamento semelhante ao dos carros de bate-bate dos parques de diversões, que freiam assim que se tira o pé do acelerador. As vendas nos Estados Unidos começam ainda em 2018 ao preço de US$ 75.795, equivalente a mais de R$ 300 mil em uma conversão direta.

Curta a página de “Dias ao Volante.Carros” no Facebook, em www.facebook.com/DiasaoVolante.Carros

Sem comentários
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal