Renault Duster Oroch Dynamique 1.6 16V 2017 - Dias ao Volante

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Renault Duster Oroch Dynamique 1.6 16V 2017

À procura de um lugar ao sol
26 de março de 2017 - por Gabriel Dias e Daniel Dias

A Renault abre mais um ano de vida para a Duster Oroch, pioneira do segmento posicionado entre as picapes compacta e média. O modelo tenta encantar novos consumidores para iniciar aproximação sobre sua única rival até aqui, a Fiat Toro.

A Oroch surgiu no mercado em agosto de 2015, sendo a pioneira de uma nova categoria, colocada entre as picapes compacta e média. Sua única concorrente no Brasil é a Fiat Toro. Mas a Ford e a Chevrolet estão se preparando para encarar esse segmento. A linha de montagem da Oroch fica em São José dos Pinhais (PR). A picape é baseada na plataforma do Duster, com entre-eixos esticado em 15,5 centímetros.
Com mais de 19 mil emplacamentos nesses dois anos e meio de vida, o modelo da Renault já soma cinco grandes premiações. Em 2015, ganhou a da Imprensa Automotiva da Associação Brasileira da Imprensa Automotiva (ABIAUTO) e de Melhor Picape Pequena da L'Auto Preferida. No ano passado, mais três: Melhor Picape nos prêmios promovidos pelo AutoEsporte, 10Best e Car and Drivers Brasil.
Dias ao Volante testou a versão Dynamique da Oroch, equipada com o novo motor 1.6 16V SCe de 110 cavalos com gasolina e 115 cavalos com etanol, associado ao câmbio mecânico de cinco marchas.
A aceleração registrada de 0 a 100 km/h foi de 13,2 segundos (com etanol). Conforme a fabricante, a Oroch pode atingir 164 km/h de velocidade máxima. O consumo apresentado foi satisfatório, com  cinco dias de teste percorrendo aproximadamente 600 quilômetros, marcando 11,3 km/l na cidade e 13,1 km/l na estrada, com média combinada de 11,9 km/l, com gasolina. Apesar da motorização não deixar a desejar no dia a dia, a versão 2.0 (com quase 30 cavalos a mais) seria a força ideal para a utilização do veículo e seus 1.292 quilos de peso, além da possível incorporação da tração 4x4. Até o momento, só é oferecida com tração dianteira.
O modelo da fabricante francesa tem uma ótima condução, superando bem os obstáculos mais complicados por onde foi exigida. A suspensão traseira teve alterações em comparação à do Duster, recebendo multibraço com barra estabilizadora e roda tipo independente. Com isso, o trabalho da carroceria é mais satisfatório, trazendo mais conforto para os ocupantes. Ao ser testado em slalom, o contato dos pneus sempre esteve aderente ao asfalto, permitindo uma maior segurança no comando do motorista e mantendo a direção controlada e equilibrada.
O design da Oroch é assinado pelo Technocenter da Renault, da França, em parceria com o Renault Design América Latina (RDAL, estúdio de desenho e estilo localizado em São Paulo). Algumas pessoas na rua durante o teste chamaram simpaticamente o modelo de Duster de Mochila. Seu visual é robusto e passa a real sensação de força do conjunto monobloco e suspensão.
O compartimento de carga tem capacidade de 683 litros. A montadora disponibiliza ainda um extensor de caçamba, que permite esticar o espaço útil até o limite da tampa aberta, aumentando para 989 litros.
O acabamento interno é fiel ao do Duster, sem detalhes exclusivos  para a picape, com bancos revestidos em couro e costura cinza clara. As molduras do painel principal e das alças das portas são em black piano. Conta com central multimídia com tela de sete polegadas e GPS, e entradas de ar redondas completam o quadro central. O painel de instrumentos tem iluminação branca e o computador de bordo está à direita do conta-giros e do velocímetro.
O espaço interno, com capacidade para até cinco ocupantes, é confortável. O motorista tem uma boa posição de dirigir, mais alta, tendo à disposição as regulagens de altura do assento e do volante. Os comandos do som e do atendimento do celular pelo Bluetooth ficam do lado direito, atrás da direção, deixando os botões do volante responsáveis para controlar o piloto automático e o limitador de velocidade.
No quesito segurança, o modelo da Renault traz duplo airbag frontal e sistema de freio com  tecnologias ABS e EBD (distribuição de frenagem).
O preço desta versão da Duster Oroch é de R$ 69,99 mil.

FICHA TÉCNICA

Motor: 1.6 16V
Potência: 110 cavalos (gasolina) e 115 cavalos (etanol)
Transmissão: mecânica de cinco velocidades
Tração: dianteira
Direção: hidráulica
Suspensão: tipo McPherson, na dianteira com rodas independentes com barra estabilizadora; traseira tipo multibraço e com barra estabilizadora e roda tipo independente. Molas helicoidais.
Freios: a disco ventilados na dianteira e tambores na traseira. Sistema ABS (Anti-block Braking System) e distribuição eletrônica de frenagem EBD (Eletronic Brake Force Distribuition)
Rodas: aro de liga 16 polegadas
Pneus: 215x65
Peso: 1.292 quilos
Caçamba: 683 litros
Tanque: 50 litros
Dimensões: comprimento 4,69 metros, largura 1,82 metro, altura 1,69 metro e entre-eixos 2,82 metros
Air bags: dois (motorista e passageiro da frente)
Ocupantes: cinco
Essa versão a partir de R$ 69,99 mil

DESTAQUES

Estilo
8
Câmbio
9
Acabamento
8Freios
10
Posição de dirigir
9Suspensão
10
Instrumentos
9Consumo
8
Interior
8Estabilidade
10
Porta-malas
10Custo-benefício
8
Desempenho
8Recomendação
8
Motor
8Avaliação Geral
8,73

Curta a página de “Dias ao Volante.Carros” no Facebook, em www.facebook.com/DiasaoVolante.Carros

Sem comentários
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal