08 de agosto de 2017 - por Daniel Dias e Gabriel Dias
A popstar Luiza Pozzi conta em vídeo sua história com o EcoSport, precursor dos SUV compactos no Brasil. Acompanhe a trajetória do modelo da Ford. O país é o primeiro mercado a ter a nova versão do utilitário esportivo.
A Ford preparou um vídeo para divulgar nas mídias sociais o legado do EcoSport, precursor do mercado de utilitários esportivos compactos no Brasil e no mundo (veja o link aqui). O post de cronologia dos avanços do produto nos últimos 15 anos é apresentado pela cantora Luiza Possi, uma das popstars da geração Millenium.
Recém-lançado em sua linha 2018 e destinado a mais de 140 países, o novo EcoSport é resultado de vários grandes momentos que contribuíram para popularizar esse segmento automotivo. Com posição elevada de dirigir, design e tecnologia sempre renovados, o modelo produzido no Complexo de Camaçari (BA) conseguiu conquistar vários perfis de clientes. Luiza Possi teve uma história de amor com o EcoSport. Agora, ela conta a trajetória do veículo em um videoclipe ágil e marcante.
A produção mostra imagens da pré-estreia em 2002, quando o EcoSport foi a sensação do Salão de São Paulo, uma proposta ousada no mercado então dominado pelas peruas e minivans.
Evolução de tecnologia
Lançado em 2003 com os motores 1.0 Supercharger, Zetec 1.6 e Duratec 2.0, o EcoSport logo se tornou objeto de desejo. Foi também pioneiro na produção de veículos no Nordeste brasileiro, no complexo industrial de Camaçari.
Sua imagem como ícone de liberdade e esportividade ganhou novo impulso com a versão 4WD, que introduziu em 2004 a tração inteligente nas quatro rodas no segmento de compactos. No ano seguinte, foi o primeiro utilitário esportivo com motor flex, na versão 1.6. O modelo personalizado FreeStyle, lançado como edição limitada, fez tanto sucesso que tornou-se versão de série e carro-chefe da linha.
Em 2007, o EcoSport passou pela primeira renovação no visual e introduziu a versão automática de quatro velocidades. A evolução para o motor Duratec 2.0 Flex, em 2008, aumentou a potência e versatilidade da linha. Em 2009, o modelo atingiu a produção de 500 mil unidades. Um ano depois, o design do SUV foi aprimorado, ficando mais esportivo.
Nova geração
Em 2012, chegou a nova geração, com o EcoSport sendo o primeiro veículo global da marca criado no Brasil para os grandes mercados mundiais. Em 2014, começou a ser vendido na China, Índia, Tailândia e outros países da Ásia, África e Oceania. Logo depois, chegou também à Alemanha, Inglaterra, França, Espanha e Rússia.
Há dois anos, o EcoSport atingiu o marco de 1 milhão de unidades produzidas no Brasil, trazendo a versão 1.6 automática com câmbio sequencial de seis velocidades. No ano passado, o novo EcoSport fez sua estreia global no Salão de Los Angeles, e a Romênia foi confirmada como a sexta fábrica no mundo a produzir a linha.
Em 2017, continuou a exibição em salões internacionais: primeiro em Detroit, onde foi anunciado o seu lançamento nos EUA e no Canadá, seguindo depois para Genebra e Buenos Aires, palco da estreia sul-americana. O mercado brasileiro é o primeiro do mundo a receber o novo EcoSport, com padrão superior de qualidade, tecnologia e desempenho.
Na versão brasileira, é equipado com nova transmissão e o inédito motor 1.5 Flex de três cilindros, além do 2.0 Flex com injeção direta. Performance, eficiência e prazer de dirigir são marcas registradas do EcoSport, ressaltadas ainda mais na linha 2018.