Variant assume motor 1.4 turbo - Dias ao Volante

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Variant assume motor 1.4 turbo

24 de setembro de 2016 - por Daniel Dias e Gabriel Dias
Produzida no México, station wagon em nova versão da Volkswagen chega ao Brasil em duas configurações, com propulsor de 150 cavalos de potência e todos os dispositivos de segurança e dirigibilidade do grupo alemão.
A station wagon mais moderna e inovadora do mercado brasileiro chega à linha 2017 com novidades. A Golf Variant passa a contar com motor 1.4 TSI Total Flex de 150 cavalos em suas duas versões: Comfortline e Highline. O comando de voz, acionado pelo volante multifuncional, agora é item de série em todas as configurações. A oferta de rodas de liga leve também é nova para a linha 2017.
Feito sobre a Matriz Modular Transversal (MQB), a Variant é produzida na fábrica de Puebla, no México. O modelo foi exibido pela primeira vez no Brasil no Salão de São Paulo de 2014 e obteve ótima aceitação do público, chegando ao mercado nacional em maio do ano passado.

Downsizing flexível
A Variant 2017 é equipada com o motor 1.4l TSI Total Flex. Pertencente à família EA211, o propulsor tem bloco e cabeçote feitos de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote (variável na admissão, são quatro válvulas por cilindro) e injeção direta de combustível e turbocompressor.
Esse motor desenvolve potência de 150 cavalos abastecido com etanol  na faixa de 4.500 rpm a 5.500 rpm. Seu torque máximo, de 25,5 kgfm (250 Nm), surge a apenas 1.500 rpm e se mantém até os 4.000 rpm, independentemente da mistura de combustível.
Tanto na versão Comfortline quanto na Highline, o motor é combinado exclusivamente à transmissão automática de seis velocidades (com conversor de torque) e função Tiptronic, que permite ao motorista fazer as mudanças manualmente, por meio da alavanca de câmbio ou por aletas no volante. A Variant acelera de 0 a 100 km/h em 9,1 segundos e alcança 207 km/h de velocidade máxima, com etanol.
Para continuar a ser referência de downsizing, mesmo consumindo etanol (E100), gasolina (E22) ou qualquer mistura desses combustíveis, o motor traz uma série novidades em relação ao propulsor a gasolina.
A central eletrônica do propulsor (ECU) tem novos software e hardware. Os pistões e anéis foram redimensionados para os 10 cavalos extras de potência do motor flexível, recebendo um catalisador especificamente calibrado. Outras novidades são a guia de válvula agora com dupla vedação e sede de válvulas do cabeçote e as válvulas injetoras com tratamento específico para operarem com o combustível de origem vegetal.
No sistema de ignição, as velas contam com grau térmico específico e geometria diferenciada para funcionar em qualquer mistura de etanol ou gasolina. O motor 1.4 TSI Total Flex utiliza velas de ignição de dupla platina, proporcionando ignições e faíscas mais rápidas utilizando menos energia, com ótima durabilidade.

Comfortline
Modelo de entrada, a Variant Comfortline tem foco na relação custo-benefício, contando de série com equipamentos valorizados pelos clientes. Com nota máxima em segurança para adultos e crianças, o modelo Comfortline traz uma série recursos de segurança, como sete airbags (dois frontais, dois laterais nos bancos dianteiros, dois laterais do tipo cortina e um de joelho para o motorista), cintos de segurança automáticos de três pontos em todos os assentos, controle de tração (ASR), controle de estabilidade (ESC), bloqueio eletrônico do diferencial (EDS e XDS) distribuição eletrônica de frenagem (EBD), faróis de neblina com luz de conversão estática, sistema Isofix de fixação de cadeirinha de criança com top tether, que permite a fixação da parte superior da cadeirinha, freios com Sistema de Frenagem Automática Pós-Colisão, sistema star/stop, direção elétrica, ar-condicionado, vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico e função um toque, sistema de infotainment Composition Media com tela sensível ao toque de 6,5", travamento central por controle remoto e rodas de liga leve de 16" estilo Dover (pneus 205/55 R16), freio de estacionamento com o Hill Assist, sensores de aproximação de obstáculos na dianteira e na traseira (Park Pilot) e retrovisores externos com ajuste elétrico, aquecíveis, com luz de seta integrada (side blinker) e função tilt down. Como novidade para a linha 2017, há a opção das rodas de liga leve de 17" com estilo Geneva e com pneus 225/45 R17.

Highline
Versão top de linha, a Variant Highline acrescenta ao conteúdo da Comfortline ar-condicionado digital Climatronic (com duas zonas de resfriamento), bancos de couro, lanternas de LED, volante multifuncional com controles do computador de bordo e dos sistemas de som e telefonia, sensores de chuva e de luminosidade com Coming Leaving & Home.
Opcionalmente, a Highline pode ser equipada com faróis de xenon, rodas de liga leve de 17" diamantadas estilo Madrid, sistema de infotainment Discover Pro com tela sensível ao toque de 8'' e a tecnologia Volkswagen App-Connect, capaz de realizar o espelhamento de celular nas plataformas Mirrorlink, Android Auto e Google CarPlay.

Versatilidade em família
Um dos principais destaques da Golf Variant é sua versatilidade, aspecto atendido plenamente com a grande capacidade para bagagens. O porta-malas comporta 605 litros (até a altura dos encostos de cabeças – são três – no banco traseiro), significando amplo espaço mesmo com cinco ocupantes a bordo. Rebatendo-se os bancos traseiros, a capacidade para bagagens aumenta para 1.620 litros.  A Variant mede 4,56 metros de comprimento, 1,79 metro de largura, 1,48 metro de altura e 2,63 metros de entre-eixos.

Sistemas de assistência
Todas as Variant oferecem de série a possibilidade de seleção do perfil de direção com quatro modos (Normal, Sport, Eco e Individual). Além disso, o modelo conta com uma série de recursos de tecnologia, segurança e conforto.

Freios com sistema de Frenagem Automática Pós-Colisão - item inovador na Variant é o sistema de freios com sistema de Frenagem Automática Pós-Colisão, que evita a ocorrência de colisões múltiplas, quando ocorre um segundo impacto após a colisão inicial. O sistema de frenagem aciona automaticamente os freios do veículo quando se envolve em um acidente para reduzir de forma significativa a energia cinética residual.
O acionamento do sistema de frenagem multicolisões se baseia na detecção da batida inicial pelos sensores dos airbags. A frenagem do veículo por meio do sistema de freios com sistema de Frenagem Automática Pós-Colisão é limitada pela unidade de controle do ESC (controle eletrônico de estabilidade) a uma desaceleração acentuada. É o mesmo do nível de desaceleração gerado pelo City Emergency Brake. Dessa forma, a habilidade do motorista controlar o carro é mantida, mesmo quando a frenagem automática ocorre.
O condutor pode se sobrepor ao sistema de frenagem com o de Frenagem Automática Pós-Colisão a qualquer momento. Se o dispositivo reconhecer que o motorista está acelerando, por exemplo, é desligado.

Bloqueio eletrônico do diferencial (EDS + XDS) - tecnicamente, o bloqueio eletrônico do diferencial (EDS + XDS) está integrado ao Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) para melhorar a dinâmica do veículo. É ajustado especificamente para cada modelo da VW. Na Variant, suas funções foram ampliadas para todas as situações de condução.
O sistema melhora a agilidade do veículo e reduz a necessidade de se aplicar acentuado ângulo de esterço no volante para que entre em ação a frenagem nas rodas internas à curva em ambos os eixos. O recurso também colabora para reduzir o subesterço (saída de frente), melhorando a tração. Em adição a isso, o bloqueio do diferencial atua sobre qualquer condição de piso, resultando em dirigibilidade mais precisa.

Sistema Pro Active (Proteção proativa dos passageiros) - a proteção proativa dos ocupantes do carro é um exemplo típico de uma tecnologia transferida da categoria luxo para a classe dos veículos médios. A VW implementou o sistema de proteção proativa dos ocupantes inicialmente no Touareg. Depois, passou a ser oferecido no novo Golf, tornando-o um dos poucos veículos de sua categoria no mundo a oferecer esse tipo de proteção.
Caso o sistema proativo de proteção aos ocupantes detecte uma situação de potencial acidente – como pelo início de uma forte frenagem por meio da ativação de um assistente de frenagem –, os cintos de segurança do motorista e do passageiro da frente são automaticamente pré-tensionados para assegurar a melhor proteção possível pelo airbag e sistema de cintos. Quando uma situação de condução altamente crítica e instável é detectada, as janelas laterais (deixando uma pequena abertura) e o teto solar são fechados.

ACC – Adaptive Cruise Control (Controlador adaptativo de distância e velocidade) - o sistema usa um sensor de radar integrado à dianteira do carro. Nos veículos com transmissão automática DSG, como a Variant, o Adaptive Cruise Control intervém de tal forma que, dependendo da situação, o carro pode chegar a parar e, no modo stop and go, arrancar automaticamente..

Front Assist – o sistema de monitoramento frontal Front Assist funciona como o ACC com o sensor de radar integrado à frente do carro, monitorando permanentemente a distância do tráfego à frente. Mesmo com o ACC desligado, o Front Assist ajuda o motorista em situações críticas pré-condicionando o sistema de freios e alertando o condutor por meio de sinais visual ou sonoro quando for necessária uma reação. Caso o motorista não freie forte o suficiente, o sistema gera automaticamente força de frenagem para tentar evitar uma colisão.

City Emergency Brake (Frenagem Urbana de Emergência) - a função City Emergency Brake é uma extensão do sistema Front Assist, que, por meio de um sensor de radar, varre a área à frente do carro. Se houver perigo de colisão com um veículo andando ou parado à frente e o motorista não reagir, o sistema de freios é pré-condicionado como no Front Assist.

Detector de fadiga - o sistema, introduzido primeiramente no atual Passat, detecta a perda de concentração do motorista e o alerta por meio de um sinal sonoro durante cinco segundos. Uma mensagem visual também aparece no painel de instrumentos, recomendando uma parada para descanso. Se o motorista não parar dentro dos próximos 15 minutos, o aviso é repetido.

Park Assist 2.0 - a mais nova versão do sistema de assistência ao estacionamento facilita parar não apenas em vagas paralelas à via  mas também de ré em vagas perpendiculares. Adicionalmente, o Park Assist 2.0 é equipado com função de frenagem e saída da vaga de estacionamento.

Conceito MQB
Desenvolvido a partir do Gol, a Variant traz a nova estratégia modular MQB (Matriz Modular Transversal), um inovador conceito para o desenvolvimento e produção de veículos dentro do Grupo Volkswagen. Entre os principais objetivos de sua implementação está a padronização do processo de manufatura nas fábricas do Grupo, estabelecendo, por exemplo, a mesma sequência de montagem e proporcionando como vantagem a redução do tempo de produção dos veículos.

Curta a página de “Dias ao Volante.Carros” no Facebook, em www.facebook.com/DiasaoVolante.Carros

Sem comentários
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal