16 de abril de 2016 - por Daniel Dias e Gabriel Dias
Fábrica de São José dos Pinhais (PR) atingiu a marca histórica com a produção de um Golf GTI vermelho. Evento contou com toda a direção da montadora no país.
A fábrica da Volkswagen do Brasil em São José dos Pinhais (PR) atingiu nesta semana 2,5 milhões de unidades produzidas desde sua inauguração, em 1999. Para comemorar a marca, o modelo que representou o número histórico foi um Golf GTI vermelho.
O evento contou com a presença do presidente da Volkswagen do Brasil, David Powels, do vice-presidente de Operações, Antonio Pires, do vice-presidente de Recursos Humanos, Nilton Junior, do plant manager da fábrica de São José dos Pinhais, Luis Fernando Pinedo, além de executivos e colaboradores da unidade.
Lançado em janeiro de 2016, o Golf nacional é fabricado dentro de um moderno conceito do Grupo Volkswagen: a estratégia modular MQB (Matriz Modular Transversal), uma nova arquitetura para a produção de veículos, já aplicada em modelos globais, como o Passat e o Golf Variant. O conceito consiste na padronização do processo de manufatura nas fábricas do Grupo, estabelecendo a mesma sequência de montagem e proporcionando como grande vantagem a redução do tempo de produção dos carros.
- A conquista deste marco demonstra a solidez da Volkswagen do Brasil e reforça o nosso compromisso com o país. Ao longo da nossa história, procuramos fabricar veículos de qualidade, com tecnologia de ponta, mas que acima de tudo atendam as necessidades dos brasileiros. Estamos atentos às transformações do mercado e preparados para atingir novos marcos e nos superarmos sempre - afirmou David Powels, presidente e CEO da Volkswagen do Brasil.
A Volkswagen do Brasil investiu cerca de R$ 500 milhões na modernização da fábrica de São José dos Pinhais, com ampliação de áreas produtivas e instalação de equipamentos de última geração para a fabricação do Golf. Foi criada uma nova área de Armação, com equipamentos mais modernos e eficientes, que proporcionam economia de até 30% no consumo de energia, em comparação com processos anteriores.
Um novo processo de montagem de veículos também foi implementado, permitindo que os modelos da família Fox e o Golf sejam produzidos na mesma linha. Além disso, mais de 2 mil empregados participaram de programas de qualificação profissional para todos os postos de trabalho envolvidos na fabricação do Golf.
Das 2,5 milhões de unidades produzidas na fábrica de São José dos Pinhais, 747,22 mil foram exportadas - 375,44 mil Fox, 281,31 mil Golf e 90,46 mil CrossFox. Os principais mercados que receberam os modelos fabricados na unidade são os países da América Latina, como Argentina e México, além dos EUA e do Canadá. Países da Europa também receberam o Fox nos anos 2000. Atualmente, o Fox e CrossFox são comercializados em 14 mercados, sendo os principais destinos a Argentina e o México, contribuindo para a liderança da Volkswagen nas exportações em 2015.