Russell vence no Canadá - Blog da Fórmula-1 de Daniel Dias - Dias ao Volante

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Russell vence no Canadá

Dias ao Volante
Publicado por em F-1 ·








O inglês George Russel, da Mercedes, foi brilhante em todos os dias e conquistou a vitória no GP do Canadá, em uma das melhores provas da temporada da Fórmula-1. Corrida que teve o primeiro embate na pista entre os dois pilotos da McLaren, com o inglês Lando Norris cometendo um dos erros mais estúpidos dos últimos tempos na Fórmula-1, ao tentar passar o companheiro de equipe, o australiano Oscar Piastri, líder do campeonato, em um lugar impossível, na reta dos boxes com dois carros iguais.
Na parte final da prova no circuito Gilles Villeneuve, Norris diminuiu a distância para Piastri, que se defendia magnificamente tentando encurtar a diferença para o piloto que ia à frente, o jovem italiano Kimi Antonelli, da Mercedes. A três voltas do fim, Norris surpreendeu Piastri no grampo de Montreal, ultrapassando por dentro. Mas Piastri respondeu imediatamente aplicando um "X", partindo com pequena vantagem para a reta que antecede os boxes. Piastri colocou o carro por dentro, retardou a freada e contornou a chicane do Muro dos Campeões na frente. Foi aí que Norris mostrou toda a sua incapacidade de raciocínio rápido, tentando superar o companheiro em um lugar completamente inapropriado. Norris bateu então no pneu traseiro esquerdo de Piastri e ficou por ali mesmo, reconhecendo pelo rádio que tinha feito "um erro estúpido".
Com isto, o safety car foi acionado, deixando claro que a corrida terminaria sob bandeira amarela. Provavelmente com furo no pneu atingido por Norris, Piastri entrou nos boxes para a troca, com a certeza de que não perderia a quarta posição. O holandês Max Verstappen, da Red Bull, e o piá Antonelli foram fantásticos no Canadá. O primeiro porque soube – de novo – fazer milagres com um carro inferior e o guri de 18 anos, mas com cara de 13, porque ganhou a terceira posição na largada, ultrapassando Piastri maravilhosamente na curva 1. Depois, Antonelli agiu como "gente grande" durante toda a prova, primeiro, partindo para cima de Verstappen, depois, segurando as McLaren com maestria.
A Ferrari completou os seis primeiros colocados, com o monegasco Charles Leclerc ficando à frente de Lewis Hamilton devido ao uso de uma estratégia de prova mais consistente. Hamilton largou em quinto e completou uma posição atrás.
A Fórmula-1 volta daqui a duas semanas para a segunda fase europeia, na Áustria, com Piastri 22 pontos à frente de Norris no campeonato.

Resultados:
1 Russell (ING), Mercedes, 70 voltas
2 Verstappen (HOL), Red Bull
3 Antonelli (ITA), Mercedes

4 Piastri (AUS), McLaren
5 Leclerc (MON), Ferrari
6 Hamilton (ING), Ferrari
7 Alonso (ESP), Aston Martin
8 Hulkenberg (ALE), Kick-Sauber
9 Ocon (FRA), Haas, a uma volta
10 Sainz Jr. (ESP), Williams, a uma volta

11 Bearman (ING), Haas, a uma volta
12 Tsunoda (JAP), Red Bull, a uma volta
13 Colapinto (ARG), Alpine, a uma volta
14 Bortoleto (BRA), Kick-Sauer, a uma volta
15 Gasly (FRA), Alpine, a uma volta
16 Hadjar (FRA), Racing Bulls, a uma volta
17 Stroll (CAN), Aston Martin, a uma volta

18 Norris (ING), McLaren, não chegou, acidente
19 Lawson (NZL), Racing Bulls, abandonou
20 Albon (TAI), Williams, abandonou

Pilotos
1 Piastri, McLaren, 198 pontos
2 Norris, McLaren, 176 pontos
3 Verstappen, Red Bull, 155 pontos
4 Russell, Mercedes, 136 pontos
5 Leclerc, Ferrari, 104 pontos
6 Hamilton, Ferrari, 79 pontos
7 Antonelli, Mercedes, 63 pontos
8 Albon, Williams, 42 pontos
9 Ocon, Haas, 22 pontos
10 Hadjar, Racing Bulls, 21 pontos
11 Hulkenberg, Stick-Sauber, 20 pontos
12 Stroll, Aston Martin, 14 pontos
13 Sainz, Williams, 13 pontos

Equipes
1 McLaren, 374 pontos
2 Mercedes, 199 pontos
3 Ferrari, 183 pontos
4 Red Bull, 162 pontos

Próxima etapa: GP da Áustria, dia 29 de junho



Sem comentários

Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal