Sainz Jr. vence no México - Blog da Fórmula-1 de Daniel Dias - Dias ao Volante

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Sainz Jr. vence no México

Dias ao Volante
Publicado por em F-1 ·






Na corrida em que o bandido Max Verstappen FINALMENTE tomou duas punições na mesma volta, Carlos Sainz Jr., da Ferrari, foi brilhante e venceu o GP do México, neste domingo, no Circuito Hermanos Rodriguez. A Ferrari só não conseguiu a segunda dobradinha seguida porque Charles Leclerc não resistiu ao ataque de Lando Norris, da McLaren, o segundo colocado do GP do México, e escapou da pista na reta de chegada do circuito mexicano, quase batendo violentamente no muro externo da pista. Felizmente, o monegasco conseguiu recuperar o carro e, depois, parou para colocar pneus macios e fazer a volta mais rápida da prova. Lewis Hamilton ganhou o duelo interno da Mercedes contra George Russell e chegou em quarto, enquanto Verstappen completou em sexto. A diferença no campeonato, agora, caiu para 47 pontos.
O Circuito Hermanos Rodrigues é de altíssimo risco. Antigo, sujo e com muros próximos à pista em lugares muito perigosos, o autódromo da Cidade do México poderia "dar seu prefixo" e sair do calendário. Mas, antes disso, a própria Fórmula-1 deve se encarregar do banimento. E se a presença de Sergio Perez ainda garantia a permanência do circuito no calendário, o mexicano tratou de fazer a pior participação de um piloto de equipe de ponta em um fim de semana de GP. No sábado, ficou no Q1 da classificação. Na largada, colocou seu carro fora da marcação no grid, tomando uma punição de 5 segundos. Pior, ele não viu isso e pediu para a equipe recorrer contra a punição. Patético! Depois, se envolveu em uma série de disputas de forma sempre imprudente (levando mais punições) e completou a corrida melancolicamente na última posição. "Adiós, Sergio Perez!"
Agora, Max Verstappen! Falo desde 2021 que a FIA criou o monstro e tratou de alimentá-lo nos anos seguintes, sempre passando a mão por cima de suas bandidagens na pista. Incapaz de disputar posição de forma limpa, este sujeito passou todo o campeonato de 2021 usando o carro de Hamilton de freio nas disputas por posição, até receber como prêmio por parte da FIA um título (que jamais será reconhecido por mim, nem que ele morra) manipulado. Neste domingo, tava na cara que este sujeito aprontaria de novo contra seu oponente pelo título, desta vez, Lando Norris. Faço uma perguntinha sutil: "Por que este covarde não 'bateu roda' com Sainz Jr. na largada?" Ao que eu mesmo respondo: "Por dois motivos: porque o Sainz não é seu rival na briga pelo campeonato e porque, justamente, o Verstappen não passa de um piloto muito rápido, andando sozinho, na pista e um monumental covarde, pois sabia que se metesse com o espanhol, pararia em Cabo, na Baja Califórnia, a região da Califórnia que restou pro México, distante quase 3 mil quilômetros do Circuito Hermanos Rodriguez".
Neste domingo, no momento em que Norris chegou nele, ainda no início da corrida, Verstappen atirou o carro para cima da McLaren três vezes na mesma volta, sendo que na terceira, quase no final da perigosíssima sequência de "esses", Norris por pouco não bateu de frente no muro. E, FINALMENTE, os lacaios comissários de pista decidiram por puni-lo com 20 segundos. Ainda acho que foi pouco!
Digo também desde 2021 que o Verstappen um dia matará outro piloto dentro da pista. No GP da Itália de 2021, ele bateu de propósito (claro) em Hamilton no final do retão de Monza, com seu carro parando em cima do de Hamilton. O que fez então o bandido? Deixou seu carro tracionado, com um dos largos pneus traseiros tracionando perto da cabeça de Hamilton. Pra mim, aquilo foi tentativa de assassinato. Neste domingo, Verstappen quase matou Norris. Meu veredito é um só: Max Verstappen deve ser banido da Fórmula-1. Simples assim!

Resultados:
1 Sainz Jr. (ESP), Ferrari, 71 voltas
2 Norris (ING), McLaren, a 4:705
3 Leclerc (MON), Ferrari, a 34:387

4 Hamilton (ING), Mercedes, a 44:780
5 Russell (ING), Mercedes, a 48:536
6 Verstappen (HOL), Red Bull, a 59:225
7 Magnussen (DIN), Haas, a 63:642
8 Piastri (AUS), McLaren, a 42:160
9 Hulkenberg (ALE), Haas, a uma volta
10 Gasly (FRA), Alpine, a uma volta

11 Stroll (CAN), Aston Martin, a uma volta
12 Colapinto (ARG), Williams, a uma volta
13 Ocon (FRA), Alpine, a uma volta
14 Bottas (FIN), Stake-Sauber, a uma volta
15 Zhou (CHI), Stake-Sauer, a uma volta
16 Lawson (NZL), RB, a uma volta
17 Perez (MEX), Red Bull, a uma volta

18 Alonso (ESP), Aston Martin, abandonou
19 Albon (TAI), Williams, abandonou, acidente
20 Tsunoda (JAP), RB, abandonou, acidente

Volta mais rápida: Leclerc

Pilotos
1 Verstappen, Red Bull, 362 pontos
2 Norris, McLaren, 315 pontos
3 Leclerc, Ferrari, 291 pontos
4 Piastri, McLaren, 251 pontos
5 Sainz Jr., Ferrari 240 pontos
6 Hamilton, Mercedes, 189 pontos
7 Russell, Mercedes, 177 pontos
8 Perez, Red Bull, 150 pontos
9 Alonso, Aston Martin, 62 pontos
10 Hulkenberg, Haas, 31 pontos
11 Stroll, Aston Martin, 24 pontos
12 Tsunoda, RB, 22 pontos
13 Ricciardo, RB, 12 pontos
14 Bearman, Ferrari, 7 pontos

Equipes
1 McLaren, 566 pontos
2 Ferrari, 537 pontos
3 Red Bull, 512 pontos
4 Mercedes, 366 pontos
5 Aston Martin, 86 pontos

Próxima etapa: GP do Brasil, com Sprint, dia 3 de novembro



Sem comentários

Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal