Piastri vence na Espanha - Blog da Fórmula-1 de Daniel Dias - Dias ao Volante

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Piastri vence na Espanha

Dias ao Volante
Publicado por em F-1 ·






O australiano Oscar Piastri, da McLaren, foi o grande dominador do GP da Espanha: foi mais rápido no primeiro treino livre, foi mais rápido no segundo treino livre, foi mais rápido no terceiro treino livre, foi mais rápido na classificação e chegou na frente de todos na corrida, vencendo de ponta a ponta. Com isso, o piloto de apenas 24 anos voltou a abrir a diferença sobre o vice-líder da temporada, seu companheiro de equipe, o inglês Lando Norris, para 10 pontos, no início do segundo terço do campeonato.
Piastri foi mais uma vez soberano. Em tudo! Mas a principal personagem do GP da Espanha foi o holandês Max Verstappen, da Red Bull – para o bem e para o mal! Na largada, Verstappen superou o segundo colocado no grid: Norris. O atual campeão da Fórmula-1 foi o primeiro a fazer a parada para trocar pneus, trocando os macios por outros macios, deixando claro que faria três trocas. Em um primeiro momento, a McLaren não se preocupou com isso.
Porém, com Verstappen andando sempre rápido, a McLaren pediu para Piastri e Norris acelerarem na frente, para não dar chance para o azar. Foi neste momento que Verstappen e a Red Bull perceberam que a tática "suicida" de três paradas não daria certo. Na sequência, vieram dois safety car. Os dois da McLaren colocaram pneus macios (antes, tinham colocado pneus médios) para "espelhar" a estratégia de pneus de Verstappen na parte final da corrida, neutralizando as ações do holandês.
No segundo safety car, a equipe Red Bull resolveu colocar pneus duros no carro de Verstappen, enquanto a McLaren manteve os macios nos carros de Piastri e Norris. Até aí, Verstappen estava agindo em nome do bem. No entanto, ao ver que a equipe tinha colocado pneus duros em sem carro, "virou a chave" na cabeça de Verstappen, com o holandês indo buscar o patife de sempre que fica adormecido dentro dele. Mas que nunca desaparece, diga-se!
Na última relargada, Verstappen errou na entrada da reta dos boxes e o monegasco Charles Leclerc, da Ferrari, passou facilmente para terceiro. No contorno das curvas 1 e 2, Verstappen tentou dar o troco e errou, saindo da pista, para voltar em seguida. Sua equipe, temendo uma punição certa, disse para ele ceder a posição para o inglês George Russell, da Mercedes. Relutante, Verstappen decidiu ceder a posição duas voltas depois. Neste momento, veio o lance que comprova que o piloto excepcional vive no mesmo corpo do pilantra tresloucado. Max deixou Russell passar para retomar em seguida o ritmo, se chocando deliberadamente contra o carro do inglês, que imediatamente peguntou pelo rádio para sua equipe: "O que este cara fez?", sem obter resposta.
Verstappen levou então uma punição de 10 segundos, caindo da quarta para a décima posição. E seria julgado novamente mais tarde pelos comissários de pista, podendo pegar uma punição mais severa.
Vale também um destaque para a grande corrida de Gabriel Bortoleto, da Kick-Sauber, um carro que só agora começa a acordar para a temporada. O jovem brasileiro terminou o GP da Espanha em décimo segundo, a duas posições de marcar seu primeiro ponto na F-1. Valeu, guri!

Resultados:
1 Piastri (AUS), McLaren, 66 voltas
2 Norris (ING), McLaren, a 2:471
3 Leclerc (MON), Ferrari, a 10:455

4 Russell (ING), Mercedes, a 11:359
5 Hulkenberg (ALE), Kick-Sauber, a 13:468
6 Hamilton (ING), Ferrari, a 15:508
7 Hadjar (FRA), Racing Bulls, a 16:022
8 Gasly (FRA), Alpine, a 17:882
9 Alonso (ESP), Aston Martin, a 21:564
10 Verstappen (HOL), Red Bull, a 21:826

11 Lawson (NZL), Racing Bulls, a 25:532
12 Bortoleto (BRA), Kick-Sauer, a 25:996
13 Tsunoda (JAP), Red Bull, a 28:822
14 Sainz Jr. (ESP), Williams, a 29:309
15 Colapinto (ARG), Alpine, a 31:381
16 Ocon (FRA), Haas, a 32:197
17 Bearman (ING), Haas, a 37:065

18 Antonelli (ITA), Mercedes, abandonou
19 Albon (TAI), Williams, abandonou

Lance Stroll foi vetado para correr a prova por problemas na mão esquerda. Como o piloto da Aston Martin já tinha participado da classificação no sábado, não pode ser substituído. O problema de Stroll veio em uma queda de bicicleta ocorrida no ano passado.

Pilotos
1 Piastri, McLaren, 186 pontos
2 Norris, McLaren, 176 pontos
3 Verstappen, Red Bull, 137 pontos
4 Russell, Mercedes, 111 pontos
5 Leclerc, Ferrari, 94 pontos
6 Hamilton, Ferrari, 71 pontos
7 Antonelli, Mercedes, 48 pontos
8 Albon, Williams, 42 pontos
9 Hadjar, Racing Bulls, 21 pontos
10 Ocon, Haas, 20 pontos
11 Hulkenberg, Stick-Sauber, 16 pontos
12 Stroll, Aston Martin, 14 pontos
13 Sainz, Williams, 12 pontos

Equipes
1 McLaren, 362 pontos
2 Ferrari, 165 pontos
3 Mercedes, 159 pontos
4 Red Bull, 144 pontos

Próxima etapa: GP do Canadá, dia 15 de junho



Sem comentários

Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal