Lando Norris, da McLaren, conquistou a pole position do GP dos Estados Unidos, no Circuito das Américas, no Texas, com a ajuda de seu conterrâneo George Russell, que perdeu sua Mercedes na penúltima curva do circuito, batendo forte na proteção de pneus, mas sem consequências físicas para o inglês. O maior reflexo da batida de Russell foi na briga pela pole, pois Max Verstappen, da Red Bull, naquela volta, tinha feito um tempo mais baixo do que o de Norris na primeira parcial. Com a bandeira amarela acionada, o holandês teve de aliviar, perdendo a chance de sair na frente no GP dos Estados Unidos. De qualquer maneira, Verstappen já mostrou que o carro da Red Bull voltou ao nível do da McLaren na reta decisiva do campeonato.
Mais de quatro horas antes, Verstappen venceu a prova Sprint, abrindo mais dois pontos em relação a Norris no Mundial. O inglês da McLaren chegou a ameaçar a primeira posição de Verstappen na mini corrida, mas depois foi superado pelo espanhol Carlos Sainz Jr., da Ferrari, terminando na terceira posição, ganhando seis pontos ante os oito de Verstappen. A diferença em favor de Verstappen agora é de 54 pontos.
Lewis Hamilton teve problemas no Q1, com erros e passagem fora do limite da pista na mesma curva do circuito e ficou em penúltimo lugar. O heptacampeão só não largará na décima nona posição porque o estreante neozelandês Liam Lawson, da RB, largará em último porque trocou boa parte da unidade de potência, ainda uma "herança" do australiano Daniel Ricciardo, dispensado da equipe após a prova anterior, em Cingapura.
O GP dos Estados Unidos tem largada prevista para as 16h (horário do Brasil) deste domingo.
Grid de largada do GP dos EUA:
1 Norris (ING), McLaren, 1:32:330
2 Verstappen (HOL), Red Bull, a 0:031
3 Sainz Jr. (ESP), Ferrari, a 0:322
4 Leclerc (MON), Ferrari, a 0:410
5 Piastri (AUS), McLaren, a 0:620
6 Russell (ING), Mercedes, a 0:633
7 Gasly (FRA), Alpine, a 0:688
8 Alonso (ESP), Aston Martin, a 0:979
9 Magnussen (DIN), Haas, a 1:151
10 Perez (MEX), Red Bull, sem tempo
11 Tsunoda (JAP), RB
12 Hulkenberg (ALE), Haas
13 Ocon (FRA), Alpine
14 Stroll (CAN), Aston Martin
15 Lawson (NZL), RB
16 Albon (TAI), Williams
17 Colapinto (ARG), Williams
18 Bottas (FIN), Stake-Sauber
19 Hamilton (ING), Mercedes
20 Zhou (CHI), Stake-Sauer