F-1 - Blog da Fórmula-1 de Daniel Dias - Dias ao Volante

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Russell vence no Canadá

Dias ao Volante
Publicado por em F-1 ·








O inglês George Russel, da Mercedes, foi brilhante em todos os dias e conquistou a vitória no GP do Canadá, em uma das melhores provas da temporada da Fórmula-1. Corrida que teve o primeiro embate na pista entre os dois pilotos da McLaren, com o inglês Lando Norris cometendo um dos erros mais estúpidos dos últimos tempos na Fórmula-1, ao tentar passar o companheiro de equipe, o australiano Oscar Piastri, líder do campeonato, em um lugar impossível, na reta dos boxes com dois carros iguais.
Na parte final da prova no circuito Gilles Villeneuve, Norris diminuiu a distância para Piastri, que se defendia magnificamente tentando encurtar a diferença para o piloto que ia à frente, o jovem italiano Kimi Antonelli, da Mercedes. A três voltas do fim, Norris surpreendeu Piastri no grampo de Montreal, ultrapassando por dentro. Mas Piastri respondeu imediatamente aplicando um "X", partindo com pequena vantagem para a reta que antecede os boxes. Piastri colocou o carro por dentro, retardou a freada e contornou a chicane do Muro dos Campeões na frente. Foi aí que Norris mostrou toda a sua incapacidade de raciocínio rápido, tentando superar o companheiro em um lugar completamente inapropriado. Norris bateu então no pneu traseiro esquerdo de Piastri e ficou por ali mesmo, reconhecendo pelo rádio que tinha feito "um erro estúpido".
Com isto, o safety car foi acionado, deixando claro que a corrida terminaria sob bandeira amarela. Provavelmente com furo no pneu atingido por Norris, Piastri entrou nos boxes para a troca, com a certeza de que não perderia a quarta posição. O holandês Max Verstappen, da Red Bull, e o piá Antonelli foram fantásticos no Canadá. O primeiro porque soube – de novo – fazer milagres com um carro inferior e o guri de 18 anos, mas com cara de 13, porque ganhou a terceira posição na largada, ultrapassando Piastri maravilhosamente na curva 1. Depois, Antonelli agiu como "gente grande" durante toda a prova, primeiro, partindo para cima de Verstappen, depois, segurando as McLaren com maestria.
A Ferrari completou os seis primeiros colocados, com o monegasco Charles Leclerc ficando à frente de Lewis Hamilton devido ao uso de uma estratégia de prova mais consistente. Hamilton largou em quinto e completou uma posição atrás.
A Fórmula-1 volta daqui a duas semanas para a segunda fase europeia, na Áustria, com Piastri 22 pontos à frente de Norris no campeonato.

Resultados:
1 Russell (ING), Mercedes, 70 voltas
2 Verstappen (HOL), Red Bull
3 Antonelli (ITA), Mercedes

4 Piastri (AUS), McLaren
5 Leclerc (MON), Ferrari
6 Hamilton (ING), Ferrari
7 Alonso (ESP), Aston Martin
8 Hulkenberg (ALE), Kick-Sauber
9 Ocon (FRA), Haas, a uma volta
10 Sainz Jr. (ESP), Williams, a uma volta

11 Bearman (ING), Haas, a uma volta
12 Tsunoda (JAP), Red Bull, a uma volta
13 Colapinto (ARG), Alpine, a uma volta
14 Bortoleto (BRA), Kick-Sauer, a uma volta
15 Gasly (FRA), Alpine, a uma volta
16 Hadjar (FRA), Racing Bulls, a uma volta
17 Stroll (CAN), Aston Martin, a uma volta

18 Norris (ING), McLaren, não chegou, acidente
19 Lawson (NZL), Racing Bulls, abandonou
20 Albon (TAI), Williams, abandonou

Pilotos
1 Piastri, McLaren, 198 pontos
2 Norris, McLaren, 176 pontos
3 Verstappen, Red Bull, 155 pontos
4 Russell, Mercedes, 136 pontos
5 Leclerc, Ferrari, 104 pontos
6 Hamilton, Ferrari, 79 pontos
7 Antonelli, Mercedes, 63 pontos
8 Albon, Williams, 42 pontos
9 Ocon, Haas, 22 pontos
10 Hadjar, Racing Bulls, 21 pontos
11 Hulkenberg, Stick-Sauber, 20 pontos
12 Stroll, Aston Martin, 14 pontos
13 Sainz, Williams, 13 pontos

Equipes
1 McLaren, 374 pontos
2 Mercedes, 199 pontos
3 Ferrari, 183 pontos
4 Red Bull, 162 pontos

Próxima etapa: GP da Áustria, dia 29 de junho



Russell é pole no Canadá

Dias ao Volante
Publicado por em F-1 ·


O melhor piloto da sexta-feira acabou conquistando a pole position do GP do Canadá no último momento do treino de classificação. O inglês George Russell, da Mercedes, brilhou no circuito Gilles Villeneuve e "roubou" a pole do holandês Max Verstappen, da Red Bull, que um pouco antes tinha sido superado pelo líder do Mundial, o australiano Oscar Piastri, da McLaren. Mesmo assim, Verstappen ainda conseguiu se recuperar na sua última volta e completou em segundo. O inglês Lando Norris, que disputa o título contra seu companheiro de McLaren fracassou rotundamente. De novo! No momento decisivo do treino de classificação, Norris simplesmente "não achou" o circuito de Montreal, ficando mais de meio segundo atrás de Piastri, em sétimo no grid. Lewis Hamilton está muito bem a bordo do carro da Ferrari na pista em que ele conseguiu sua primeira vitória na Fórmula-1, em 2007. O heptacampeão ficou à frente do companheiro de equipe Charles Leclerc em quase todas as sessões no Canadá e largará na quinta posição.
A décima etapa da temporada tem largada prevista para as 15h (horário do Brasil) deste domingo.

Grid de largada em Montreal:
1 Russell (ING), Mercedes, 1:10:899
2 Verstappen (HOL), Red Bull, a 0:150
3 Piastri (AUS), McLaren, a 0:221
4 Antonelli (ITA), Mercedes, a 0:492
5 Hamilton (ING), Ferrari, a 0:627
6 Alonso (ESP), Aston Martin, a 0:687
7 Norris (ING), McLaren, a 0:726
8 Leclerc (MON), Ferrari, a 0:783
9 Hadjar (FRA), Racing Bulls, a 0:968
10 Albon (TAI), Williams, a 1:008

11 Tsunoda (JAP), Red Bull
12 Colapinto (ARG), Alpine
13 Hulkenberg (ALE), Kick-Sauber
14 Bearman (ING), Haas
15 Ocon (FRA), Haas

16 Bortoleto (BRA), Kick-Sauer
17 Sainz Jr. (ESP), Williams
18 Stroll (CAN), Aston Martin
19 Lawson (NZL), Racing Bulls
20 Gasly (FRA), Alpine



Russell mais rápido no Canadá

Dias ao Volante
Publicado por em F-1 ·


Em dois treinos cheios de pequenos incidentes e uma senhora porrada de Charles Leclerc na primeira sessão, na qual atingiu seriamente seu cockpit, ficando fora do segundo treino, George Russell, da Mercedes, foi o mais rápido do primeiro dia do GP do Canadá, décima etapa do Mundial de Fórmula-1. Embora tenha feito um tempo praticamente igual ao de Russell, com Lando Norris, a McLaren não mostrou nada de especial no circuito Gilles Villeneuve, na ilha de Notre Dame, em Montreal. Tanto que o líder do campeonato, Oscar Piastri, só apareceu no pelotão de cima na segunda parte da segunda sessão no Canadá. Sozinho na Ferrari no segundo treino, Lewis Hamilton foi o oitavo, atrás de Kimi Antonelli, da Mercedes, Alexander Albon, da Williams, Fernando Alonso, da Aston Martin, Piastri e Carlos Sainz Jr., da Williams, e à frente de Max Verstappen, da Red Bull. Aliás, o holandês está pela "bola 7", com 11 pontos na carteira de piloto. Se tomar o décimo segundo, Verstappen será suspenso automaticamente em uma corrida.

Treinos livres de sexta-feira:
1 Russell (ING), Mercedes, 1:12:123
2 Norris (ING), McLaren, a 0:028
3 Antonelli (ITA), Mercedes, a 0:288
4 Albon (TAI), Williams, a 0:322
5 Alonso (ESP), Aston Martin, a 0:335
6 Piastri (AUS), McLaren, a 0:439
7 Sainz Jr. (ESP), Williams, a 0:508
8 Hamilton (ING), Ferrari, a 0:530
9 Verstappen (HOL), Red Bull, a 0:543
10 Lawson (NZL), Racing Bulls, a 0:628
11 Hadjar (FRA), Racing Bulls, a 0:676
12 Gasly (FRA), Alpine, a 0:751
13 Bortoleto (BRA), Kick-Sauer, a 0:773
14 Hulkenberg (ALE), Kick-Sauber, a 0:791
15 Tsunoda (JAP), Red Bull, a 0:816
16 Bearman (ING), Haas, a 0:957
17 Ocon (FRA), Haas, a 1:052
18 Colapinto (ARG), Alpine, a 1:775
19 Stroll (CAN), Aston Martin, acidente no início do segundo treino
20 Leclerc (MON), Ferrari, não participou



Piastri vence na Espanha

Dias ao Volante
Publicado por em F-1 ·






O australiano Oscar Piastri, da McLaren, foi o grande dominador do GP da Espanha: foi mais rápido no primeiro treino livre, foi mais rápido no segundo treino livre, foi mais rápido no terceiro treino livre, foi mais rápido na classificação e chegou na frente de todos na corrida, vencendo de ponta a ponta. Com isso, o piloto de apenas 24 anos voltou a abrir a diferença sobre o vice-líder da temporada, seu companheiro de equipe, o inglês Lando Norris, para 10 pontos, no início do segundo terço do campeonato.
Piastri foi mais uma vez soberano. Em tudo! Mas a principal personagem do GP da Espanha foi o holandês Max Verstappen, da Red Bull – para o bem e para o mal! Na largada, Verstappen superou o segundo colocado no grid: Norris. O atual campeão da Fórmula-1 foi o primeiro a fazer a parada para trocar pneus, trocando os macios por outros macios, deixando claro que faria três trocas. Em um primeiro momento, a McLaren não se preocupou com isso.
Porém, com Verstappen andando sempre rápido, a McLaren pediu para Piastri e Norris acelerarem na frente, para não dar chance para o azar. Foi neste momento que Verstappen e a Red Bull perceberam que a tática "suicida" de três paradas não daria certo. Na sequência, vieram dois safety car. Os dois da McLaren colocaram pneus macios (antes, tinham colocado pneus médios) para "espelhar" a estratégia de pneus de Verstappen na parte final da corrida, neutralizando as ações do holandês.
No segundo safety car, a equipe Red Bull resolveu colocar pneus duros no carro de Verstappen, enquanto a McLaren manteve os macios nos carros de Piastri e Norris. Até aí, Verstappen estava agindo em nome do bem. No entanto, ao ver que a equipe tinha colocado pneus duros em sem carro, "virou a chave" na cabeça de Verstappen, com o holandês indo buscar o patife de sempre que fica adormecido dentro dele. Mas que nunca desaparece, diga-se!
Na última relargada, Verstappen errou na entrada da reta dos boxes e o monegasco Charles Leclerc, da Ferrari, passou facilmente para terceiro. No contorno das curvas 1 e 2, Verstappen tentou dar o troco e errou, saindo da pista, para voltar em seguida. Sua equipe, temendo uma punição certa, disse para ele ceder a posição para o inglês George Russell, da Mercedes. Relutante, Verstappen decidiu ceder a posição duas voltas depois. Neste momento, veio o lance que comprova que o piloto excepcional vive no mesmo corpo do pilantra tresloucado. Max deixou Russell passar para retomar em seguida o ritmo, se chocando deliberadamente contra o carro do inglês, que imediatamente peguntou pelo rádio para sua equipe: "O que este cara fez?", sem obter resposta.
Verstappen levou então uma punição de 10 segundos, caindo da quarta para a décima posição. E seria julgado novamente mais tarde pelos comissários de pista, podendo pegar uma punição mais severa.
Vale também um destaque para a grande corrida de Gabriel Bortoleto, da Kick-Sauber, um carro que só agora começa a acordar para a temporada. O jovem brasileiro terminou o GP da Espanha em décimo segundo, a duas posições de marcar seu primeiro ponto na F-1. Valeu, guri!

Resultados:
1 Piastri (AUS), McLaren, 66 voltas
2 Norris (ING), McLaren, a 2:471
3 Leclerc (MON), Ferrari, a 10:455

4 Russell (ING), Mercedes, a 11:359
5 Hulkenberg (ALE), Kick-Sauber, a 13:468
6 Hamilton (ING), Ferrari, a 15:508
7 Hadjar (FRA), Racing Bulls, a 16:022
8 Gasly (FRA), Alpine, a 17:882
9 Alonso (ESP), Aston Martin, a 21:564
10 Verstappen (HOL), Red Bull, a 21:826

11 Lawson (NZL), Racing Bulls, a 25:532
12 Bortoleto (BRA), Kick-Sauer, a 25:996
13 Tsunoda (JAP), Red Bull, a 28:822
14 Sainz Jr. (ESP), Williams, a 29:309
15 Colapinto (ARG), Alpine, a 31:381
16 Ocon (FRA), Haas, a 32:197
17 Bearman (ING), Haas, a 37:065

18 Antonelli (ITA), Mercedes, abandonou
19 Albon (TAI), Williams, abandonou

Lance Stroll foi vetado para correr a prova por problemas na mão esquerda. Como o piloto da Aston Martin já tinha participado da classificação no sábado, não pode ser substituído. O problema de Stroll veio em uma queda de bicicleta ocorrida no ano passado.

Pilotos
1 Piastri, McLaren, 186 pontos
2 Norris, McLaren, 176 pontos
3 Verstappen, Red Bull, 137 pontos
4 Russell, Mercedes, 111 pontos
5 Leclerc, Ferrari, 94 pontos
6 Hamilton, Ferrari, 71 pontos
7 Antonelli, Mercedes, 48 pontos
8 Albon, Williams, 42 pontos
9 Hadjar, Racing Bulls, 21 pontos
10 Ocon, Haas, 20 pontos
11 Hulkenberg, Stick-Sauber, 16 pontos
12 Stroll, Aston Martin, 14 pontos
13 Sainz, Williams, 12 pontos

Equipes
1 McLaren, 362 pontos
2 Ferrari, 165 pontos
3 Mercedes, 159 pontos
4 Red Bull, 144 pontos

Próxima etapa: GP do Canadá, dia 15 de junho



Piastri é pole na Espanha

Dias ao Volante
Publicado por em F-1 ·


Oscar Piastri, da McLaren, dominou tudo na Espanha até agora e conquistou a pole position da nona etapa do Mundial da Fórmula-1, no circuito de Montmeló, em Barcelona. Lando Norris, também da McLaren, até que tentou tudo, mas seu companheiro de equipe Piastri veio no final da classificação e colocou um "caminhão" na frente. A nota positiva da classificação em Barcelona foi a quinta posição no grid de Lewis Hamilton, que reclamou muito de sua Ferrari na sexta e no sábado. Porém, na hora pra valer, o heptacampeão voou para colocar tempo em seu companheiro Charles Leclerc.
O GP da Espanha tem largada prevista para as 10h (horário do Brasil) deste domingo.

Grid de largada em Montmeló:
1 Piastri (AUS), McLaren, 1:11:546
2 Norris (ING), McLaren, a 0:209
3 Verstappen (HOL), Red Bull, a 0:302
4 Russell (ING), Mercedes, a 0:302
5 Hamilton (ING), Ferrari, a 0:499
6 Antonelli (ITA), Mercedes, a 0:565
7 Leclerc (MON), Ferrari, a 0:585
8 Gasly (FRA), Alpine, a 0:653
9 Hadjar (FRA), Racing Bulls, a 0:706
10 Alonso (ESP), Aston Martin, a 0:738

11 Albon (TAI), Williams
12 Bortoleto (BRA), Kick-Sauer
13 Lawson (NZL), Racing Bulls
14 Stroll (CAN), Aston Martin
15 Bearman (ING), Haas

16 Hulkenberg (ALE), Kick-Sauber
17 Ocon (FRA), Haas
18 Sainz Jr. (ESP), Williams
19 Colapinto (ARG), Alpine
20 Tsunoda (JAP), Red Bull



Piastri mais rápido na Espanha

Dias ao Volante
Publicado por em F-1 ·


Oscar Piastri, da McLaren, líder do Mundial de Fórmula-1 três pontos à frente de seu companheiro Lando Norris, foi o mais rápido no primeiro dia de treinos livres para o GP da Espanha, no circuito de Montmeló, Barcelona. George Russell, da Mercedes, foi o segundo, seguido por Max Verstappen, da Red Bull, Norris, Charles Leclerc, da Ferrari, e Kimi Antonelli, da Mercedes. Dizendo que o carro estava "inguiável", Lewis Hamilton, da Ferrari, foi apenas o décimo primeiro colocado na sexta-feira na Espanha.
O terceiro treino livre se inicia às 7h30min (horário do Brasil), enquanto a classificação está prevista para as 11h. A corrida, no domingo, tem largada às 10h.

Treinos livres de sexta-feira em Montmeló:
1 Piastri (AUS), McLaren, 1:12:760
2 Russell (ING), Mercedes, a 0:286
3 Verstappen (HOL), Red Bull, a 0:310
4 Norris (ING), McLaren, a 0:310
5 Leclerc (MON), Ferrari, a 0:500
6 Antonelli (ITA), Mercedes, a 0:538
7 Alonso (ESP), Aston Martin, a 0:541
8 Gasly (FRA), Alpine, a 0:625
9 Hadjar (FRA), Racing Bulls, a 0:640
10 Lawson (NZL), Racing Bulls, a 0:734
11 Hamilton (ING), Ferrari, a 0:773
12 Hulkenberg (ALE), Kick-Sauber, a 0:832
13 Tsunoda (JAP), Red Bull, a 0:923
14 Sainz Jr. (ESP), Williams, a 0:961
15 Albon (TAI), Williams, a 1:079
16 Stroll (CAN), Aston Martin, a 1:079
17 Bortoleto (BRA), Kick-Sauer, a 1:199
18 Ocon (FRA), Haas, a 1:245
19 Bearman (ING), Haas, a 1:366
20 Colapinto (ARG), Alpine, a 1:543



Norris vence em Mônaco

Dias ao Volante
Publicado por em F-1 ·





O inglês Lando Norris, da McLaren, derrotou o monegasco Charles Leclerc, da Ferrari, no treino de classificação no sábado ao conquistar a pole position do GP de Mônaco, o que acabou se tornando decisivo, mesmo com a exigência de duas paradas para troca de pneus? Por que? Porque não houve alteração de estratégia entre os três primeiros colocados. Apenas o holandês Max Verstappen, da Red Bull, resolveu apostar em uma bandeira vermelha, permanecendo na primeira posição com apenas uma parada. Não deu certo, e Verstappen teve de fazer seu segundo pit stop na penúltima volta. Foi um jogo de Verstappen, mas era a única coisa que ele poderia fazer para tentar a vitória. Com a conquista de Norris e a terceira colocação do líder do campeonato, o australiano Oscar de Piastri, da McLaren, o Mundial de Fórmula-1 ficou embolado entre os dois pilotos da equipe inglesa, com apenas três pontos de vantagem para Piastri.
Lewis Hamilton, da Ferrari, tomou uma punição de três posições no grid de largada por ter atrapalhado uma volta rápida de Verstappen no Q1 da classificação. Hamilton então teve de apostar nas paradas de box para recuperar posições na corrida, o que acabou acontecendo, com o heptacampeão subindo para o quinto lugar já na primeira metade da prova.

Resultados:
1 Norris (ING), McLaren, 78 voltas
2 Leclerc (MON), Ferrari, a 3:131
3 Piastri (AUS), McLaren, a 3:658

4 Verstappen (HOL), Red Bull, a 20:272
5 Hamilton (ING), Ferrari, a 51:387
6 Hadjar (FRA), Racing Bulls, a 1 volta
7 Ocon (FRA), Haas, a 1 volta
8 Lawson (NZL), Racing Bulls, a 1 volta
9 Albon (TAI), Williams, a 2 voltas
10 Sainz Jr. (ESP), Williams, a 2 voltas

11 Russell (ING), Mercedes, a 2 voltas
12 Bearman (ING), Haas, a 2 voltas
13 Colapinto (ARG), Alpine, a 2 voltas
14 Bortoleto (BRA), Kick-Sauer, a 2 voltas
15 Stroll (CAN), Aston Martin, a 2 voltas
16 Hulkenberg (ALE), Kick-Sauber, a 2 voltas
17 Tsunoda (JAP), Red Bull, a 2 voltas
18 Antonelli (ITA), Mercedes, a 3 voltas

19 Alonso (ESP), Aston Martin, abandonou
20 Gasly (FRA), Alpine, abandonou

Pilotos
1 Piastri, McLaren, 161 pontos
2 Norris, McLaren, 158 pontos
3 Verstappen, Red Bull, 146 pontos
4 Russell, Mercedes, 99 pontos
5 Leclerc, Ferrari, 79 pontos
6 Hamilton, Ferrari, 63 pontos
7 Antonelli, Mercedes, 48 pontos
8 Albon, Williams, 42 pontos
9 Ocon, Haas, 20 pontos
9 Stroll, Aston Martin, 14 pontos
10 Sainz, Williams, 12 pontos
11 Tsunoda, Red Bull, 10 pontos

Equipes
1 McLaren, 319 pontos
2 Mercedes, 147 pontos
3 Red Bull, 143 pontos
4 Ferrari, 142 pontos

Próxima etapa: GP da Espanha, dia 1 de junho



Norris é pole em Mônaco

Dias ao Volante
Publicado por em F-1 ·



Desta vez, Lando Norris, da McLaren, brilhou e saltou para a pole nas ruas de Monte Carlo com uma volta absolutamente fantástica no apagar das luzes do Q3, tirando a primeira posição que era certa de Charles Leclerc, da Ferrari. Oscar Piastri, da McLaren, foi o terceiro, à frente de Lewis Hamilton, da Ferrari, com as grandes rivais dos anos 70 e 80 voltando a duelar no mano a mano pela vitória da prova de domingo, prevista para as 10h (horário do Brasil). Max Verstappen, da Red Bull, não levou sua cartola de mágico para Mônaco e não pode fazer milagres, ficando distante da briga pela pole position.
Mas a vitória no domingo deve vir de um destes cinco pilotos. Tudo porque, pela primeira vez na história, o pole position não tem o passaporte garantido para a vitória em Monte Carlo com a mudança das regras - e a exigência de duas trocas de pneus - para dar um novo ingrediente para tentar acabar com a monotonia das corridas no Principado. Será interessante, mas será uma corrida artificial com a nova regra, assim como o DRS (a asa aberta) é um autêntico gol fabricado.

Grid de largada em Monte Carlo:
1 Norris (ING), McLaren, 1:9:954
2 Leclerc (MON), Ferrari, a 0:109
3 Piastri (AUS), McLaren, a 0:175
4 Hamilton (ING), Ferrari, a 0:428
5 Verstappen (HOL), Red Bull, a 0:715
6 Hadjar (FRA), Racing Bulls, a 0:969
7 Alonso (ESP), Aston Martin, a 0:970
8 Ocon (FRA), Haas, a 0:988
9 Lawson (NZL), Racing Bulls, a 1:175
10 Albon (TAI), Williams, a 1:259

11 Sainz Jr. (ESP), Williams
12 Tsunoda (JAP), Red Bull
13 Hulkenberg (ALE), Kick-Sauber
14 Russell (ING), Mercedes
15 Antonelli (ITA), Mercedes

16 Bortoleto (BRA), Kick-Sauer
17 Bearman (ING), Haas
18 Gasly (FRA), Alpine
19 Stroll (CAN), Aston Martin
20 Colapinto (ARG), Alpine



Leclerc é mais rápido em Mônaco

Dias ao Volante
Publicado por em F-1 ·


O monegasco Charles Leclerc, da Ferrari, foi o mais rápido do primeiro dia de treinos livres para o GP de Mônaco, mostrando mais uma vez que tem a mão da "pista" de Monte Carlo. A Ferrari foi muito bem também com Lewis Hamilton com a terceira posição, a um décimo do companheiro. Entre eles, veio o líder do campeonato, Oscar, Piastri, da McLaren, a apenas 38 milésimos de segundo de Leclerc. Na primeira parte do treino, Piastri saiu reto na Saint Devoit, primeira chicane de Monte Carlo, danificando o bico do carro na barreira de pneus. Depois, o australiano ficou quase toda a sessão longe das primeiras posições, voltando a andar rápido na parte final do treino. Max Verstappen, da Red Bull, não foi bem, ficando na décima colocação na sexta-feira, o que não quer dizer absolutamente nada.
Os carros voltam para a pista neste sábado, às 7h30min (horário do Brasil) para o terceiro treino livre em preparação para a classificação fundamental de Mônaco. A ordem de largada será definida a partir das 11h. No domingo, a oitava etapa do Mundial tem largada às 10h, com duas trocas de pneus obrigatória, em uma novidade buscando deixar o GP de Mônaco mais animado.

Treinos de sexta-feira:
1 Leclerc (MON), Ferrari, 1:11:355
2 Piastri (AUS), McLaren, a 0:038
3 Hamilton (ING), Ferrari, a 0:105
4 Norris (ING), McLaren, a 0:322
5 Lawson (NZL), Racing Bulls, a 0:468
6 Hadjar (FRA), Racing Bulls, a 0:487
7 Alonso (ESP), Aston Martin, a 0:535
8 Albon (TAI), Williams, a 0:563
9 Antonelli (ITA), Mercedes, a 0:647
10 Verstappen (HOL), Red Bull, a 0:713
11 Tsunoda (JAP), Red Bull, a 0:717
12 Russell (ING), Mercedes, a 0:737
13 Sainz Jr. (ESP), Williams, a 0:796
14 Bortoleto (BRA), Kick-Sauer, a 0:879
15 Bearman (ING), Haas, a 0:904
16 Hulkenberg (ALE), Kick-Sauber, a 0:907
17 Gasly (FRA), Alpine, a 1:049
18 Stroll (CAN), Aston Martin, a 1:709
19 Ocon (FRA), Haas, a 1:186
20 Colapinto (ARG), Alpine, a 2:060



Verstappen vence em Ímola

Dias ao Volante
Publicado por em F-1 ·





Foi uma das maiores vitórias de Max Verstappen, da Red Bull, na Fórmula-1, por mais de um motivo, todos importantes. Segundo colocado no grid de largada, atrás de Oscar Piastri, da McLaren, Verstappen se aproveitou de uma disputa improvável entre Piastri e George Russell, da Mercedes, na freada da chicane da Tamburello, e foi por fora, executando uma manobra sensacional. Verstappen encaminhou nesse momento sua vitória em Ímola, no GP da Emilia-Romanha. Os outros motivos da sólida vitória do piloto holandês vieram principalmente por seu forte ritmo de corrida, não deixando Piastri se aproximar na primeira parte da prova.
Isso forçou o primeiro erro da equipe McLaren com Piastri, chamando o líder do campeonato para um pit stop muito cedo. Com isso, o australiano caiu para o meio do pelotão, tendo de fazer muitas ultrapassagens e perdendo muito tempo. Verstappen e Norris, na segunda colocação, ficaram bastante tempo na pista até suas paradas para troca de pneus. Depois, Piastri subiu para a terceira posição, atrás de Verstappen e Norris, mas muito tempo atrás.
Veio então um safety car virtual (que força os pilotos a diminuírem o ritmo). Verstappen e Norris fizeram suas paradas e Piastri parou pela segunda vez, pois sabia que não teria pneus para ir até o final da corrida. Pouco depois, Kimi Antonelli, da Mercedes, abandonou a prova, forçando a entrando do safety car real, com as diferenças entre os pilotos sumindo. Verstappen foi rapidamente para colocar pneus novos, assim como Norris. E aí veio o segundo erro da McLaren com Piastri, deixando seu piloto na pista com pneus muito desgastados. Com a retomada da corrida, Verstappen abriu logo uma longa distância sobre Piastri, que não teve condições de segurar o ataque de Norris.
Ao largo de tudo isso, Lewis Hamilton fez uma prova espetacular, com um ritmo muito agressivo a partir da segunda metade da corrida para subir no pelotão, pois largara apenas na décima segunda posição no grid. No final, o heptacampeão cruzou a linha de chegada em quarto, quase ainda conseguindo superar Piastri. A batalha de Hamilton foi delirantemente saudada pela enorme torcida da Ferrari presente ao Circuito Dino e Enzo Ferrari, popularmente conhecido por Ímola.

Resultados:
1 Verstappen (HOL), Red Bull, 63 voltas
2 Norris (ING), McLaren, a 6:109
3 Piastri (AUS), McLaren, a 12:956

4 Hamilton (ING), Ferrari, a 14:356
5 Albon (TAI), Williams, a 17:945
6 Leclerc (MON), Ferrari, a 20:774
7 Russell (ING), Mercedes, a 22:034
8 Sainz Jr. (ESP), Williams, a 22:898
9 Hadjar (FRA), Racing Bulls, a 23:586
10 Tsunoda (JAP), Red Bull, a 26:446

11 Alonso (ESP), Aston Martin, a 27:250
12 Hulkenberg (ALE), Kick-Sauber, a 30:296
13 Gasly (FRA), Alpine, a 31:424
14 Lawson (NZL), Racing Bulls, a 32:511
15 Stroll (CAN), Aston Martin, a 32:993
16 Colapinto (ARG), Alpine, a 33:411
17 Bearman (ING), Haas, a 33:808
18 Bortoleto (BRA), Kick-Sauer, a 38:572

19 Antonelli (ITA), Mercedes, abandonou
20 Ocon (FRA), Haas, abandonou

Pilotos
1 Piastri, McLaren, 146 pontos
2 Norris, McLaren, 133 pontos
3 Verstappen, Red Bull, 124 pontos
4 Russell, Mercedes, 99 pontos
5 Leclerc, Ferrari, 61 pontos
6 Hamilton, Ferrari, 53 pontos
7 Antonelli, Mercedes, 48 pontos
8 Albon, Williams, 40 pontos
9 Ocon, Haas, 14 pontos
9 Stroll, Aston Martin, 14 pontos
10 Sainz, Williams, 11 pontos
11 Tsunoda, Red Bull, 10 pontos

Equipes
1 McLaren, 279 pontos
2 Mercedes, 147 pontos
3 Red Bull, 131 pontos
4 Ferrari, 114 pontos

Próxima etapa: GP de Mônaco, dia 25 de maio



Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal